| 13/05/2002 09h32min
O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Yasser Arafat, visitou nesta segunda-feira, 13 de maio, a Igreja da Natividade, em Belém. Esta foi a primeira vez que ele deixou a cidade de Ramallah desde dezembro do ano passado. A visita de Arafat ocorreu três dias após o fim do cerco israelense à Igreja da Natividade.
Neste domingo, em Tel-Aviv, o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, sofreu uma derrota política quando seu partido, o Likud, votou contra a criação de um Estado palestino, apesar de objeções do chefe do governo. A proposta foi apresentada pelo ex-premier Benjamin Netanyahu, principal adversário político de Sharon no Likud. O premier israelense havia declarado que apoiaria a formação de um Estado palestino como parte de um acordo final de paz.
O negociador-chefe da Autoridade Palestina, Saeb Erakat, reagiu com irritação ao resultado da votação, classificando-o de um "acontecimento muito perigoso". Arafat disse, em entrevista à rede de televisão CNN, que está preparado para aceitar um Estado judaico chamado Israel. Ele não pediu desculpas por financiar grupos como as Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, acusado por Israel de terrorismo. Afirmou que a ajuda que a ANP oferece a grupos como a Al-Aqsa deveria ser comparada com o programa de bem-estar social do governo norte-americano, já que muitos membros perderam empregos em Israel quando as hostilidades aumentaram.
Arafat afirmou que faz o melhor que pode para combater o terrorismo e que tentou investigar responsabilidades por atentados suicidas atribuídos a militantes palestinos, mas se queixou de que Israel não lhe repassou dados. As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.