Notícias

 | 24/03/2002 14h06min

MST desocupa fazenda dos filhos de FH em Minas Gerais

Pelo menos 16 invasores foram presos em flagrante pela PF

Menos de 24 horas depois da invasão, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desocuparam espontaneamente – na manhã deste domingo, dia 24 – a fazenda Córrego da Ponte, em Buritis (MG), da família do presidente Fernando Henrique Cardoso. A propriedade foi invadida na manhã de sábado, dia 23. Após reuniões com Fernando Henrique e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Alberto Cardoso, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Raul Jungmann foi para Buritis negociar com os invasores.

Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, o general Cardoso disse que os invasores cometeram um duplo delito: invadiram propriedade privada e desacataram autorização judicial. Jungmann atribui a invasão à "falta de respeito do MST" .

Pelo menos 16 invasores, identificados como líderes da ação, foram presos em flagrante pela Polícia Federal. O ministro da Justiça Aloysio Nunes Ferreira justificou as prisões alegando que os membros do MST incorreram em crimes de furto, invasão de propriedade privada, invasão de estabelecimento agrário, depredação e cárcere privado. Ferreira não especificou o que teria sido furtado ou depedrado pelos invasores. Conforme o ministro, estas informações só serão reveladas quando encerrar o levantamento que está sendo feito por peritos da polícia na fazenda Córrego da Ponte.

O Ouvidor Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) , Gercino José Alves Filho, e a responsável no Incra pelos conflitos rurais, Maria de Oliveira, pediram exoneração dos seus cargos. Ambos participaram das negociações e haviam prometido ao MST que ninguém seria preso. Maria de Oliveira se disse indignada e traída. Os 16 detidos haviam ficado na fazenda para acompanhar a vistoria que seria feita no interior da casa. A Polícia Federal não esclareceu se a prisão ocorreu de forma pacífica.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.