| 18/03/2002 22h40min
Um dia depois da prévia que escolheu Tarso Genro como candidato a governador, o nome do vice-governador Miguel Rossetto ganhou força como candidato a vice-governador.
Tarso e o governador Olívio Dutra citaram Rossetto em uma lista de cinco possíveis candidatos – além dele, Raul Pont, Pepe Vargas, Flávio Koutzii e Ivar Pavan. Rossetto, porém, foi o que mais recebeu declarações de apoio de líderes de outras correntes.
Tarso mandou dizer ao grupo que apoiou Olívio que quer conversar sobre a indicação do vice e que não vetará nenhum nome. Para cada um dos cinco citou uma qualidade que o credenciaria para disputar o cargo: Rossetto pela experiência administrativa, Raul Pont pela força que tem no partido, Pepe Vargas por ser um prefeito que conhece bem a realidade do Interior, Pavan pelo trabalho em favor da agricultura familiar e Flávio Koutzii pelo respeito dentro e fora do PT.
Como Pepe Vargas saiu enfraquecido com a derrota de Olívio em Caxias, Koutzii insiste em concorrer ao Senado e Pavan pertence a uma corrente de menor expressão, a Ação Democrática, a definição deverá ficar entre Rossetto e Pont. Embora não sofra qualquer restrição interna, Pont perde força como possível candidato a vice porque o partido deseja tê-lo na lista de candidatos à Assembléia Legislativa.
Preocupada em cicatrizar as seqüelas da prévia – que elegeu o prefeito da Capital, Tarso Genro, como candidato da situação ao Piratini –, a direção estadual do PT transformou a entrevista coletiva que reuniu Tarso e Olívio, no início da tarde desta segunda-feira, 18 de março, em um verdadeiro ato político. Olívio e Tarso fizeram pronunciamentos rápidos e permaneceram por menos de meia hora na sede do PT. Demonstrando cordialidade, ambos fizeram questão de ressaltar que o partido saiu fortalecido e mais unido da disputa e que todos os esforços estarão concentrados em torno da candidatura petista ao governo do Estado.
Afirmando que o povo gaúcho jamais concordaria com o retrocesso das administrações oposicionistas, Olívio disse que o partido saiu vitorioso da disputa e que a candidatura do prefeito confirmaria os projetos e ideais de sua administração.
Aclamado pelos militantes, o prefeito Tarso Genro elogiou a condução da prévia pela executiva estadual e insistiu em dizer que a disputa enriqueceu e valorizou a democracia partidária.
Ao serem questionados sobre a construção da chapa petista, o prefeito e o governador afirmaram que esperam a indicação de um candidato de consenso para o cargo de vice. A definição será no encontro estadual do partido, marcado inicialmente para o próximo final de semana.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.