Eleições | 31/10/2010 21h40min
A vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais de hoje é destaque nas páginas de internet dos mais respeitados veículos de comunicação do planeta.
O site do jornal espanhol El País destaca o fato de Dilma ser a primeira mulher eleita para governar o Brasil e diz que "a herdeira política de Lula tem agora pela frente a formidável tarefa de governar um dos países que melhor representam a emergência de novas potências mundiais".
O diário francês Le Monde também dá destaque à vitória de Dilma e escreve que, durante os anos em que atuou no governo do presidente Lula, ela desenvolveu a fama de "dama de ferro".
Já o diário americano The New York Times salienta que Dilma venceu a eleição com base em promessas de manter os programas por meio dos quais milhões de pessoas saíram da miséria e transformaram o Brasil em uma das economias mais pujantes do momento.
O jornal britânico The Guardian apresenta Dilma como uma ex-rebelde marxista e a sucessora escolhida de Luiz Inácio Lula da Silva. E afirma que no primeiro turno ela foi forçada a encarar uma disputa mais acirrada após ser surpreendida pela expressiva votação da candidata pelo Partido Verde Marina Silva.
Galeria: Militantes comemoram a vitória de Dilma Rousseff
Especial: Dilma Rousseff, uma mulher na Presidência
Na Argentina, a página do periódico Clarín na internet destaca que Dilma obteve um "trunfo contundente" e "uma vitória indiscutível" em segundo turno ao derrotar o oposicionista José Serra por mais de dez pontos porcentuais. A reportagem destaca ainda a eleição do candidato do partido do PT, Agnelo Queirós, sobre a opositora do PSC Weslian Roriz.
"Dilma Roussef se converte na primeira presidenta do Brasil", destaca por sua vez o periódico chileno La Tercera.
Segundo o jornal americano The Wall Street Journal, a ex-guerrilheira de esquerda, que se tornou poderosa ministra, teve uma vitória selada pela prosperidade econômica do País e grande popularidade de seu antecessor e mentor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O periódico Washington Post também destaca o período de crescimento econômico em que vive o Brasil para explicar em que contexto Dilma irá comandar o País e destaca a trajetória de guerrilheira marcada por tortura e prisão que ela viveu.
Galeria: a trajetória política de Dilma
>>> Acompanhe a apuração em tempo real
Confira os especiais:
Game: internauta é gestor de Estado virtual
Discursômetro: as palavras mais usadas na campanha
Teste sua memória: quem foram os presidentes do país?
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.