Notícias

 | 29/10/2010 03h31min

Para participar do governo Tarso, PTB quer 19,3% dos cargos

Antes de anunciar apoio ao governador eleito, petebistas já definiram o tamanho da fatia do governo que lhes cabe

Vivian Eichler  |  vivian.eichler@zerohora.com.br

Ao perceber inquietação no PTB e no PDT com o anúncio de futuros secretários e negociações envolvendo as secretarias, o governador eleito acelerou tratativas para que os dois partidos participem do Executivo. Antes de decidir se participará do governo, a bancada do PTB já delimitou, inclusive, critérios objetivos para a conversa com Tarso Genro (PT): não aceitará ocupar menos do que exatos 19,3% do secretariado.

A equipe de Tarso nutre expectativa de que as duas siglas — que não apoiaram a chapa no primeiro turno — possam participar da comissão de transição que será instalada no início da próxima semana..

Clique na imagem abaixo e confira a situação das pastas:



Apesar de o PTB afirmar que só irá decidir se embarcará ou não no governo estadual após a eleição presidencial, sondagens de cargos correm soltas.

Ontem, em uma convenção estadual com mais de mil pastores evangélicos ligados à Assembleia de Deus em Itaara, Tarso recebeu um pedido especial.

Pastor pede vaga para dois petebistas

Ao fim de sua exposição, Tarso ouviu do pastor Ubiratan Batista Job frase semelhante a esta:

— A igreja irá se sentir contemplada com o aproveitamento do pastor Ronaldo Nogueira e de Jurandir Maciel em seu governo.

Nogueira presidiu a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social na atual administração e é o segundo suplente do PTB na Câmara. Maciel é ex-vice-prefeito de Canoas na gestão de Marcos Ronchetti (PSDB) e o primeiro suplente do PTB na Assembleia.

Tarso disse que é desejo dele ter o PTB ao seu lado. O petista aproveitou para convidar a Assembleia de Deus a integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

A lógica do PTB
31 deputados da base aliada = 100%
6 deputados do PTB = 19,3%
* Se PTB e PDT se unirem ao governo de Tarso, a base de apoio ao petista na Assembleia somaria 31 deputados.
* Como o PTB tem seis parlamentares estaduais, esse número equivaleria a 19,3% do total de deputados da base aliada.
* Esse é o percentual que o partido deverá reivindicar entre 24 secretarias e, também, na totalidade dos demais cargos do futuro governo.

 

ZERO HORA
Caco Argemi, Divulgação / 

Luiz Fernando Mainardi, Sérgio Zambiasi, Tarso Genro, Luis Augusto Lara e Paulo Pimenta durante encontro em fazenda, ontem, em Bagé
Foto:  Caco Argemi, Divulgação


Comente esta matéria
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.