Notícias

Eleições  | 20/10/2010 15h54min

Lula critica propostas de Serra para economia e mínimo

O tucano promete, entre outras mudanças, aumentar o mínimo para R$ 600

Em entrevista no Palácio do Planalto nessa quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou as promessas do candidato tucano à Presidência, José Serra, de aumentar o salário mínimo para R$ 600, de conceder aumento de 10% para os aposentados e de anunciar que promoverá mudanças na política econômica do País.

— Quando, hoje, o candidato diz que vai mudar a política econômica é importante ele dizer o que vai mudar, porque o mundo está esperando que ele diga. O mercado está esperando, porque você não pode agir com irresponsabilidade, sem saber os efeitos de uma declaração dessa que, certamente, não agradou nem a assessoria dele — disse.

Para o presidente, as declarações de Serra são irresponsáveis. Ele classificou as promessas do presidenciável do PSDB como "coisas em época de eleição". Segundo Lula, o seu governo não vai ficar fazendo "leilão de propostas" neste período.

— Nós sabemos distinguir o que é uma mentira e o que é verdade. Nós temos uma proposta de recuperação do salário mínimo até 2023 que vai dobrar o valor do salário mínimo e nós acreditamos tanto no Brasil que combinamos a política de reajuste do salário mínimo ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) e à taxa de inflação. É uma quantia muito maior do que qualquer presidente já pensou neste País — afirmou o presidente.

Lula disse que não tem participado da estratégia de campanha da candidata petista Dilma Rousseff, mas está dando uma "forcinha".

— Estratégia de campanha não é comigo. Estou apenas dando uma forcinha — concluiu.

Agência Estado
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.