Eleições | 20/10/2010 11h23min
Ibanês Cássel, homem de confiança de Dilma Rousseff (PT) no setor elétrico e diretor da estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE), é um dos sócios da empresa responsável pela organização do evento de inauguração da usina hidrelétrica Foz do Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A presença do presidente Lula estava confirmada à cerimônia, mas teve a participação cancelada.
Segundo reportagem publicada nesta quarta-feira no jornal Folha de S.Paulo, Cássel é sócio da Capacità Eventos, empresa que multiplicou seu patrimônio com contratos com a União. O diretor nega qualquer irregularidade na contratação.
O evento de inauguração, sob responsabilidade da Capactià, estava marcado para a última sexta-feira. De acordo com a consórcio administrador da usina, o Planalto comunicou o cancelamento da participação de Lula dois dias antes. O motivo alegado foi a visita mais longa do que o previsto do presidente ao Piauí na terça-feira. A previsão é que a cerimônia seja remarcada para dezembro.
Prejuízos
Quando chegou a notícia da ausência, a estrutura para a cerimônia estava montada, o serviço de alimentação havia sido contratado, e os convidados chamados. O anúncio do evento foi publicado no site da Capacità, cujos sócios são o diretor da EPE e sua mulher, Eliana Azeredo.
Denúncia em O Globo
No dia 7 deste mês, o jornal O Globo também destacou a relação entre Ibanês Cássel e a candidata do PT à presidência, Dilma Rouseff. O jornal destacou que Cássel assumiu o cargo estratégico na EPE em 2005 a convite de Dilma, então Ministra de Minas e Energia. A Capacità, que tem como diretora geral a Eliana Azeredo, firmou contratos com a Petrobras no valor de R$ 538 mil. Um deles teria sido sem licitação.
Sobre esse episódio, a empresa de eventos, sediada em Porto Alegre, publicou uma nota de esclarecimento em seu site afirmando que "o sr. Ibanês Cássel tem participação societária simbólica na Capacità de 1%, sem jamais, em qualquer momento, ter exercido ação relacionada à gestão, execução ou prospecção de clientes ou ter assinado qualquer contrato em nome da empresa".
A usina
A hidrelétrica Foz do Chapecó entrou em operação na última quinta-feira. O empreendimento está localizado no Rio Uruguai, entre os municípios de Águas de Chapecó (SC) e Alpestre (RS). Tem potência instalada de 855 MW (megawatts) e energia assegurada de 432 MW médios.
A capacidade energética da Foz do Chapecó seria suficiente para atender 25% de todo o consumo de energia elétrica de Santa Catarina ou 18% do consumo do Rio Grande do Sul. Serão quatro unidades geradoras com turbinas de 214 MW cada. A barragem tem 48 metros de altura e 598 metros de extensão.
O reservatório da usina ocupará uma área de 79,2 quilômetros quadrados, dos quais 40 quilômetros quadrados correspondem à própria calha do Rio Uruguai. Com 855 MW de potência instalada, a usina tem um dos menores coeficientes área alagada/potência do país.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.