Política | 14/10/2010 10h03min
Compartilhar
Tweet
A vinda do presidente da República Luiz Inácio da Silva a Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, que ocorreria na sexta-feira, foi cancelada.
Lula iria inaugurar a usina Foz de Chapecó e assinaria decretos que beneficiariam os atingidos por barragens. A visita seria institucional.
Por causa do cancelamento, o evento de inaguração também foi suspenso.
Segundo a assessoria de imprensa da Presidência da República, a visita foi cancelada neste momento porque o presidente deve vir ao Sul do Brasil para fazer a inauguração simultânea de outras usinas. A data ainda não foi definida.
A hidrelétrica
A hidrelétrica Foz do Chapecó entrou em operação nesta quinta-feira. O empreendimento está localizado no Rio Uruguai, entre os municípios de Águas de Chapecó (SC) e Alpestre (RS). Tem potência instalada de 855 MW (megawatts) e energia assegurada de 432 MW médios.
A capacidade energética da Foz do Chapecó seria suficiente para atender 25% de todo o consumo de energia elétrica de Santa Catarina ou 18% do consumo do Rio Grande do Sul.
Serão quatro unidades geradoras com turbinas de 214 MW cada. A barragem tem 48 metros de altura e 598 metros de extensão.
O reservatório da usina ocupará uma área de 79,2 quilômetros quadrados, dos quais 40 quilômetros quadrados correspondem à própria calha do Rio Uruguai. Com 855 MW de potência instalada, a usina tem um dos menores coeficientes área alagada/potência do país.
aís.
A usina está localizada no Rio Uruguai, entre os municípios de Águas de Chapecó (SC) e Alpestre (RS)
Foto:
Sirli Freitas
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.