| 20/10/2010 00h07min
SÃO PAULO - A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, aumentou para 12 pontos percentuais a vantagem em relação a José Serra (PSDB), segundo pesquisa Vox Populi/iG, divulgada ontem. A petista tem 51% das intenções de voto contra 39% do tucano. No levantamento anterior do instituto, Dilma aparecia com 48%, e Serra com 40%.
Os votos brancos e nulos seguem em 6% e os indecisos somam 4%. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos. Na nova pesquisa, considerando apenas os votos válidos – sem contar brancos, nulos e indecisos –, a vantagem da petista sobe de 10 para 14 pontos percentuais. Ela aparece com 57%, ante 43% de Serra. No levantamento anterior, os percentuais eram, respectivamente, de 54% e 46%.
Como o levantamento foi feito entre 15 e 17 de outubro, o resultado não capta o impacto do último debate, na RedeTV, nem as entrevistas concedidas por Dilma (segunda-feira) e Serra (ontem) no Jornal Nacional.
O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, acusou a instituição de trabalhar para o governo e para o PT. Ele chamou o levantamento “de pesquisa sem vergonha”. De acordo com Guerra, o erro do instituto de pesquisa no primeiro turno (que indicava a vitória de Dilma em 3 de outubro) prova que houve uma manipulação dos dados.
– Não dá para acreditar que foi um erro. Foi uma safadeza, uma falta de respeito pelas instituições brasileiras – acusou.
O presidente do PT, José Eduardo Dutra, evitou “subir no salto” ao comentar o resultado da pesquisa. O dirigente petista declarou, apenas, que as pesquisas mostram que “será uma eleição muito disputada”, e ressalvou que, nessas situações, “a militância do PT faz toda a diferença”.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.