Notícias

Eleições  | 08/10/2010 06h20min

Começa nesta sexta-feira propaganda eleitoral gratuita para o segundo turno à presidência

Dilma mostrará privatização no governo do PSDB e Serra usará FHC nas gravações

Compartilhar


Começa nesta sexta-feira a propaganda eleitoral gratuita para o segundo turno com os candidatos à presidência Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). A propaganda de Dilma terá mudanças em relação à que foi ao ar no primeiro turno.

A ideia é recorrer a uma fórmula que todos consideram que deu certo na eleição de 2006: a identificação do PSDB com a privatização das estatais do setor elétrico, mineral e de telecomunicações. Mas o programa desta sexta deverá ser leve, sem tratar da privatização. Terá ares de celebração da vida, forma indireta de a candidata dizer que é contrária ao aborto.

Dilma lembrará ainda que a bancada do PT e dos partidos aliados a ela cresceu tanto na Câmara quanto no Senado, o que lhe garantirá estabilidade política no Congresso. Ao mesmo tempo, os programas de Dilma na TV pretendem reforçar os laços da candidata com as pessoas de baixa renda e com a classe média, onde os marqueteiros identificaram a maior sangria de votos da petista.

Na mensagem para os mais pobres, Dilma insistirá que os programas sociais de Lula tiraram cerca de 28 milhões de pessoas da miséria.

No momento em que a polêmica a respeito do aborto domina o debate eleitoral e desgasta a candidatura do PT, o programa de TV do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, vai destacar "a valorização da vida" na estreia do horário eleitoral gratuito. Também está prevista a exibição de uma imagem do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso — a aparição do tucano ainda dependia, na noite desta quinta-feira, da edição final.

O programa não abordará a questão do aborto diretamente. Mencionará o tema apenas no contexto da importância de preservar a vida, em uma referência indireta às supostas posições da candidata petista Dilma Rousseff em favor do assunto. Numa tentativa de exibir força do candidato e de minimizar as acusações de que Serra estaria isolado politicamente, o programa também mostrará gravações com apoios de políticos aliados.

Com clipe e cenário novo, o primeiro programa do presidenciável tucano no segundo turno também vai mostrar, em uma pequena peça com cerca de 15 segundos, a comparação da trajetória de José Serra com a de Dilma Rousseff.

DIÁRIO CATARINENSE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.