| 07/10/2010 07h44min
No domingo do dia 31, os eleitores terão de fazer uma escolha, e não apenas com relação aos candidatos que disputam o segundo turno. Devido ao feriadão que se anuncia com o Dia de Finados na terça-feira seguinte às eleições, há quem tema que uma parte da população decida trocar as urnas por uma viagem para relaxar. Se isso se confirmar, que candidato sairá mais prejudicado?
> Confira o calendário
O sinal de alerta foi lançado com o aumento na proporção de eleitores que não compareceram no primeiro turno (18,12%) com relação a 2006 (16,95%). Para complicar, a segunda-feira entre o dia da votação e o feriado de Finados será ponto facultativo para os servidores federais em razão do Dia do Servidor Público (oficialmente comemorado em 28 de outubro). Já o funcionalismo estadual terá feriado antecipado para a próxima segunda-feira, com o objetivo de desestimular abstenções no dia da votação.
Partidos consideram que ausências prejudicam ambos
Entre os partidários de Dilma e Serra, a expectativa com relação ao feriadão não é ponto pacífico. Em café com a cúpula da campanha de Serra na terça-feira, o tucano Márcio Fortes, um dos interlocutores do candidato, expôs sua apreensão sobre a possibilidade de um aumento nas abstenções. Ele lembrou da derrota de Fernando Gabeira na disputa pela prefeitura do Rio em 2008, vencida por Eduardo Paes. Na ocasião, o governador Sérgio Cabral concedeu ponto facultativo ao funcionalismo na véspera do segundo turno, com grande abstenção na zona sul, reduto eleitoral de Gabeira.
Nos diretórios estaduais do PT e do PSDB, a ideia é de que um eventual aumento nas abstenções prejudicará tanto Dilma quanto Serra.
— Não acredito que o feriadão terá influência. Se isso ocorrer, todos perderão votos — afirma Carlos Callegaro, secretário-geral do PSDB gaúcho.
O presidente estadual do PT, Raul Pont, tem discurso semelhante. Ele diz que o assunto não foi abordado em reuniões do diretório regional e nem entre as lideranças estaduais do partido, na quarta, em Brasília.
— Não participei de nenhuma discussão sobre isso, não tenho dados para avaliar — diz Pont.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.