Notícias

Eleições  | 04/10/2010 19h36min

Dilma admite que perdeu votos para Marina: "Tirou também do meu adversário"

Petista contou ter telefonado para candidata hoje e a "parabenizou" pelo desempenho

Na primeira entrevista coletiva após o anúncio de um segundo turno para eleição presidencial, a candidata do PT, Dilma Rousseff, avaliou que o crescimento de Marina Silva (PV) na reta final da campanha tirou votos dela e do candidato tucano José Serra.

— Eu acho que, sem sombra de dúvidas, a candidata Marina fez uma campanha qualificada e capturou uma parte dos votos, tirou também do meu adversário — disse.

O resumo da apuração
A apuração completa

Dilma contou ter telefonado para Marina Silva hoje e a "parabenizou" pelo desempenho. Segundo a petista, Marina manteve, ao longo da campanha, "um nível elevado, jamais tendo nenhuma atitude de baixar o nível".

— Respeito a Marina militante política e acredito que tenhamos mais proximidade que diferenças — afirmou.

A candidata observou ainda que o desempenho do PT nas eleições passadas, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito e depois reeleito, a votação no primeiro turno também terminou com 46% e 47% dos votos para a campanha petista.

Ao comentar sobre as propostas que pretende abordar nesta segunda etapa da campanha, Dilma citou saúde, educação, segurança pública e desenvolvimento sustentável, esta última, uma das principais bandeiras da candidata verde.

— Eu tenho um compromisso, esse compromisso é com o governo do desenvolvimento sustentável, mas também um modelo de desenvolvimento que faça o Brasil crescer a taxa elevadas — afirmou.

Comparação

Dilma também insiste na comparação entre o governo de Fernando Henrique Cardoso e o de Lula. Para ela, o segundo turno de uma campanha presidencial não pode ser igual ao primeiro. Exige uma discussão sobre qual o melhor modelo de governo para o país.

— Temos dois parâmetros. Um é o modelo de desenvolvimento do presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi esse o governo de que ele (Serra) participou. Quem garante que não vai repeti-lo? — alfinetou.

— O segundo modelo é o do presidente Lula. Não basta querer transformar a eleição numa disputa de prefeitura ou de um ministério. É preciso debater propostas, discutir um projeto de país — disse.

Dilma fala à imprensa no hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília, acompanhada de dezenas de candidatos governistas eleitos ontem, dentre eles Marta Suplicy, senadora eleita pelo PT, Eduardo Campos (PSB), reeleito governador de Pernambuco, e Renato Casagrande (PSB), eleito governador do Espírito Santo.

Agência Estado
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.