Notícias

Eleições  | 04/10/2010 12h12min

Candidatos à Presidência traçam estratégias para o segundo turno

Dilma e Serra apontam os planos para garantir mais votos até o dia 31 de outubro

As eleições para Presidência da República só serão decididas no segundo turno, entre a candidata do PT, Dilma Rousseff, e o candidato do PSDB, José Serra. Com 99,89% das urnas apuradas, Dilma soma 46,89% dos votos válidos, e Serra, com 32,62%. Marina Silva (PV) conseguiu 19,34% e Plínio Arruda Sampaio (P-SOL) teve 0,87% Para que a eleição fosse decidida no primeiro turno, o candidato mais votado precisaria ter 50% dos votos mais um.

Dilma: “Vou detalhar meus projetos”

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, só comentou o segundo turno das eleições no fim da noite desse domingo, dia 3. Ela fez um pronunciamento e prometeu conversar com os jornalistas nesta segunda, dia 4, em Brasília.
 
Já passava das 22h, quando a comitiva da petista chegou ao hotel. Junto com Dilma, colegas de partido e o candidato a vice, Michel Temer. No pronunciamento, agradeceu aos eleitores e à militância do PT e disse como pretende conquistar mais votos nesta etapa:

– Apresentar os meus projetos tanto de erradicação da miséria quanto de desenvolvimento do país, assegurando ao Brasil taxas elevadas de crescimento, nesse momento virtuoso, que é fazer com que 190 milhões de brasileiros possam desfrutar das riquezas do Brasil.

Nesta segunda-feira, Dilma Rousseff vai conceder uma entrevista coletiva em Brasília, às 16h30min, quando deve detalhar a estratégia da campanha para este segundo turno.

Serra: “Segundo turno não foi surpresa”

E em São Paulo, militantes do PSDB comemoraram o resultado das eleições que levou o candidato tucano ao segundo turno. José Serra conquistou 32,6% dos votos válidos.

Durante o dia, dezenas de jornalistas aguardaram por uma entrevista do candidato em frente a casa de José Serra, no bairro Alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. No entanto, ele não falou com a imprensa.

Somente depois do resultado das urnas, quando foi apurado que 32,6% dos votos levavam o candidato ao segundo turno, ele decidiu falar na comemoração.

Os militantes do PSDB tomaram conta de um centro de exposições no bairro Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Em clima de festa, todos comemoraram o resultado das urnas.

Eram 00h10min quando José Serra chegou ao palanque. Emocionado, fez questão de agradecer a todos.

– As minhas primeiras palavras são de profundo agradecimento ao povo brasileiro pela força que me deu nesta eleição.

O candidato do PSDB afirmou que não ficou surpreso com o fato de ter chegado ao segundo turno, contrariando as pesquisas de intenção de voto, que até há poucos dias indicavam que a eleição seria concluída no primeiro turno.

– Eu hoje estou muito feliz, mas não tanto surpreso, porque já sabia da força que o povo iria nos dar. Não foram as pesquisas, mas sim o povo brasileiro que me trouxe até aqui – disse Serra, que ficou com 33,1 milhões de votos (36,2% dos válidos).

Ele agradeceu aos militantes e às lideranças dos partidos que apoiaram sua candidatura. Serra disse que pretende renovar o compromisso de trabalhar por um Brasil com mais segurança e menos miséria. E prometeu, se eleito, defender a integridade das instituições, lutar pela liberdade de imprensa e respeitar a integridade dos poderes constituídos.

O candidato pediu que todos trabalhem pela vitória no segundo turno.

– A partir de amanhã ninguém viaja, ninguém descansa. Nenhum deputado eleito, nem o (governador eleito Geraldo) Alckimin. Vamos continuar nessa pegada até o final de outubro – afirmou.

O tucano também fez referência à candidata do PV, Marina Silva. Segundo Serra, ela foi peça fundamental para a chegada ao segundo turno:

– Ela contribuiu para o jogo democrático do Brasil.

A festa dos tucanos durou até à 1h.     

CANAL RURAL, COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA BRASIL
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.