Notícias

Eleições  | 04/10/2010 05h17min

Mesmo com mais votos que outros candidatos, Valdir Colatto não se elege a deputado federal

Motivo foi a votação proporcional, que leva em conta também partido e coligações

O candidato a deputado federal Valdir Colatto, 60 anos, obteve 86.725 votos neste domingo nas eleições para a formação da bancada catarinense Câmara Federal. O representante do PMDB, porém, não conseguiu se eleger, mesmo obtendo mais votos que os petistas Jorge Boeira (84.210) e Luci Choinacki (65.545).

Colatto participou coligação entre PMDB, DEM, PSDB, PSC, PTC, PSL, PRP e PPS, mas não foi eleito. O motivo é a votação proporcional — um cálculo matemático que leva em conta não só os votos que o candidato teve, mas de que partido ele é, com quem coligou e o número de vagas na Câmara.

O mesmo aconteceu com os candidatos Carmen Zanotto (PPS), que obteve 81.026 votos e Gean Loureiro (PMDB), com 68.921 votos. Ambos tiveram melhor desempenho nas urnas que Luci, mas não conquistaram a cadeira na Câmara.

> Confira a lista dos candidatos eleitos e reeleitos

O resultado da composição dos Legislativos poderá ser alterado caso algumas das candidaturas com recursos pendentes na Justiça Eleitoral tornem-se aptas. Entenda.

Confira gráficos que mostram o desempenho de candidatos e partidos no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina:

DIARIO.COM.BR
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.