Notícias

Eleições  | 03/10/2010 21h38min

Dilma Rousseff e José Serra se enfrentarão no segundo turno

Dezoito Estados e o Distrito Federal já finalizaram a apuração dos votos

Atualizada em 04/10/2010 às 11h40min

A eleição presidencial terá segundo turno. No dia 31 de outubro, os brasileiros vão escolher entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

Até às 2h30min, 19 unidades da Federação haviam finalizado a apuração dos votos para Presidência da República. Além do Distrito Federal, as urnas foram totalmente contabilizadas em Alagoas, no Amapá, no Ceará, no Espírito Santo, em Goiás, em Mato Grosso do Sul, em Minas Gerais, na Paraíba, no Paraná, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, em Rondônia, em Santa Catarina, em São Paulo, em Sergipe e no Tocantins.

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, ficou com a maior parte dos votos em 13 Estados e José Serra, do PSDB, liderou em cinco dos Estados que já finalizaram a contagem dos votos para presidente. A candidata do PV, Marina Silva, venceu no Distrito Federal, a primeira unidade a contabilizar todos os votos para presidente.

Confira o pronunciamento da candidata:

Líder nas pesquisas desde junho, e depois de atingir percentuais de intenção de voto superiores a 50% nas pesquisas, Dilma acabou perdendo votos com a forte ascensão de Marina na última semana da campanha.

Em entrevista em Porto Alegre na manhã deste domingo, após um café da manhã com candidatos da coligação, Dilma descartou a hipótese de que um eventual segundo turno seria um baque na campanha. Para ela, a militância petista é "aguerrida e guerreira", e está preparada para a continuidade da disputa. 

— Já é uma vitória ter chegado até aqui — disse a candidata.

Ao votar em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já admitia a possibilidade de sua candidata disputar o segundo turno. 

— A eleição tem dois turnos e eu não ganhei nenhuma, nem em 2002 e nem em 2006, no primeiro turno. Apenas vai demorar mais 30 dias de luta — afirmou o presidente.

Em São Paulo, José Serra insinuou que o PT, que chegará a 12 anos no poder caso Dilma vença, representa uma ameaça à democracia. No Colégio Santa Cruz, onde votou, o candidato tucano disse, sem citar diretamente os oponentes, que "há comportamentos que tendem a hostilizar toda a regra desse jogo democrático".

Confira o pronunciamento de Serra:

Confira a análise da historiadora Jacqueline Quaresmin de Oliveira sobre os resulados das eleições em todo o país.



 

DIARIO.COM.BR, COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA BRASIL

Comentários

Cristiano

Denuncie este comentário03/10/2010 22:34

Vamos para o Segundo Turno. Acorda Brasil!!! A democracia vai sobreviver!!!

AFP/AP / 

Candidatos irão se enfrentar nas urnas de novo
Foto:  AFP/AP


Comente esta matéria
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.