Notícias

Eleições  | 03/10/2010 15h12min

Em Santa Catarina, 62 urnas são trocadas e oito pessoas presas pela manhã

Problemas apresentados foram mau funcionamento, falha no terminal do mesário, erro na configuração de data e hora e falha na bateria

Com o frio, as ruas de Florianópolis estão vazias neste domingo, dia 3. O movimento na cidade se concentra perto dos locais de votação.

No maior colégio eleitoral da cidade, o Instituto Estadual de Educação, onde votam quase oito mil pessoas, o movimento era tranquilo pela manhã, com poucas filas. A maior fila era para justificar a ausência.

No Estado, 62 urnas apresentaram problemas e foram trocadas, das 17,4 mil utilizadas. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, metade das ocorrências foi por mau funcionamento. Outros problemas apresentados foram falha no terminal do mesário, erro na configuração de data e hora, falha na bateria e falha na impressão.

Pela manhã, oito pessoas foram presas, sete delas por boca de urna. Foram registradas outras quatro ocorrências de boca de urna e duas de propaganda irregular, mas sem prisão.

A central de atendimento ao eleitor já recebeu mais de quatro mil ligações. As principais dúvidas se referem à justificativa do voto e local de votação.

Com pouco mais de 4,5 milhões de eleitores, Santa Catarina é o décimo maior colégio eleitoral do país. Apenas o município de São João Batista está usando as urnas biométricas. A cidade tem 54 seções eleitorais e 16,9 mil eleitores. Essa é a segunda vez que o município utiliza o equipamento.

AGÊNCIA BRASIL
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.