Eleições | 03/10/2010 13h53min
Os eleitores do município de Hidrolândia (GO), a 230 quilômetros de Brasília, que votaram neste domingo, dia 3, por meio da urna biométrica aprovaram o novo sistema de votação. A tecnologia faz a identificação do eleitor por meio da impressão digital.
Para o industriário Neymar Machado Gomes, o sistema é mais ágil e seguro.
– Já trabalhei em outras eleições e achei esse sistema mais seguro, mais confiável – disse.
A professora Fátima Teles acha que o sistema biométrico poderá contribuir para evitar fraudes nas eleições.
– Desde que foi adotado, o sistema eletrônico já melhorou muito essa questão da fraude e, com a identificação digital, a tendência é melhorar ainda mais – avaliou.
Celso Vieira Filho, presidente de seção eleitoral, disse que o sistema de identificação biométrico está apresentando algumas falhas, mas a maioria das digitais foi reconhecida.
– Não podemos dizer que a identificação biométrica está 100% porque já houve casos de eleitores que tiveram a digital não identificada. Para estes casos existe uma senha que libera o eleitor para votar. Mas foram apenas três casos em que isso ocorreu na nossa seção – informou.
O chefe do Cartório Eleitoral de Hidrolândia, Fernando Sabo, disse que 80% a 90% das digitais estão sendo reconhecidas pelo sistema.
– Nos casos em que não houve reconhecimento da digital, estamos pedindo aos eleitores que voltem no início de novembro para fazer o recadastramento – recomendou.
Hidrolândia é um dos 60 municípios brasileiros que estão usando o sistema de votação biométrico e o único de Goiás a adotar o novo sistema. Além de Goiás, 22 outros Estados estão usando a urna com identificação biométrica.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.