Notícias

 | 02/10/2010 21h03min

Simulação de votação será feita em urnas de escolas de Balneário Camboriú e Florianópolis

Votação paralela começa às 7h30min e deve terminar às 17h

Para dar aos eleitores mais segurança de que o voto será contabilizado para o candido escolhido, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de todo o país sorteou urnas eletrônicas que serão utilizadas em uma votação paralela neste domingo.

Em Santa Catarina, das 14.862 seções eleitorais do Estado, foram escolhidas para a simulação as urnas da 56ª Zona Eleitoral, na Escola de Educação Básica Professora Maria da Glória Pereira, em Balneário Camboriú, e a da 101ª Zona Eleitoral, na Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal, em Coqueiros, na Capital.

As duas urnas sortedas que serão auditadas foram levadas pela Polícia Federal (PF) para o local onde ocorrerá a votação paralela, no prédio do Tribunal de Contas da União (TCU) em Florianópolis. A simulação começa às 7h30min e deve terminar às 17h. As seções receberão urnas de contingência para substitui-las.

Cédulas fictícias de papel com candidatos das Eleições 2010 foram preenchidas por alunos do Educandário Imaculada Conceição e do Colégio Antônio Peixoto, de Florianópolis, e depositadas em urnas de lona. As urnas foram lacradas e encaminhadas ao local da votação paralela.

Como é a votação paralela

Durante a votação paralela serão montadas duas seções eleitorais, com suas mesas receptoras de votos. Os eleitores serão substituídos por pessoas da comissão da votação paralela e por uma equipe de apoio, formada por 17 servidores de carreira do TRE-SC.

Os procedimentos para habilitação das urnas eletrônicas serão idênticos aos da eleição comum, com vistoria dos lacres e a emissão de um boletim para provar que nenhum voto ainda foi inserido na urna. 

Além das urnas, há na seção de votação paralela um computador que utiliza o Sistema de Acompanhamento da Votação Paralela (SAVP), onde serão inseridos os votos das cédulas de papel preenchidas pelos alunos neste sábado. Após serem computados no SAVP, os votos dos alunos serão incluídos nas urnas eletrônicas.

A votação paralela terminará simultaneamente ao encerramento da votação normal. Na sequência, um espelho dos votos será retirado e o boletim da urna eletrônica, emitido. Os dados de serão cruzados e, no fim, terão que ser iguais.

A seção da Capital terá índice de abstenção de 11% na votação paralela, enquanto a de Balneário Camboriú terá 9%.

DIARIO.COM.BR
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.