Eleições | 02/10/2010 06h53min
Graças às eleições, a imprensa internacional dará uma especial atenção ao Brasil neste domingo. Um dos focos é a líder nas pesquisas para a corrida presidencial, Dilma Rousseff (PT), que vota em Porto Alegre, em um colégio da Zona Sul da cidade. A candidata, tema de várias reportagens da imprensa mundial nos últimos meses, deve participar de um café da manhã em um hotel no centro da Capital e conversar com jornalistas.
A assessoria de imprensa nacional do PT informou que foi contatada por mais de 30 veículos internacionais que querem acompanhar a candidata. É com esse objetivo que a repórter Bi Yuming, da agência de notícias chinesa Xinhua, vem para Porto Alegre. Rute, como é conhecida no Brasil, estará acompanhada de um fotógrafo e um cinegrafista.
– Nós já conhecemos a cidade, fomos para Porto Alegre para uma cobertura no ano passado. Felizmente, o português não é um problema para mim – afirmou a repórter, que estudou o idioma por quatro anos e mora há mais de um ano no Brasil.
Além disso, várias agências de notícias terão fotógrafos na cidade, como Associated Press (americana), EFE (espanhola) e France Presse (francesa). Alguns veículos vão acompanhar os resultados e produzir reportagens a partir do centro do país, principalmente de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
A Capital também recebe um grupo de nove estrangeiros que querem acompanhar a votação e seus processos. São seis argentinos, dois iranianos e uma turca. Os últimos três são doutorandos em Ciências Sociais e Políticas, nos seus respectivos países, e foram selecionados por um instituto americano, Creative Associates International, em um programa sobre educação eleitoral.
Quatro dos argentinos integram uma comitiva do governo de seu país, que tem especial interesse em verificar como funcionam as urnas com identificação biométrica, que serão utilizadas em Canoas, e a logística envolvendo as urnas eletrônicas. A Argentina terá eleições presidenciais em 2011 e realizou até agora somente experiências limitadas com urnas eletrônicas.
– Considero o voto eletrônico no Brasil como uma referência para a América Latina e para o mundo. Escolhemos vir para Porto Alegre porque a cidade tem muito em comum com a Argentina, geográfica e culturalmente – afirma Vicente Fasano, diretor de Tecnologia, Logística e Sistemas Eleitorais da Junta Eleitoral da Província de Buenos Aires, que acompanhou as eleições de 2006 em Curitiba.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, que irá ciceronear o grupo na Capital, já recebeu outras delegações em eleições anteriores. Em 2006, foram argentinos, uruguaios e gregos, e em 2008, angolanos. Os nove estrangeiros receberão um kit da Secretaria de Turismo de Porto Alegre, que incluiu um DVD com informações sobre a cidade e mapa turísticos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.