Eleições | 28/09/2010 06h31min
Compartilhar
Tweet
A RBS TV promove nesta terça-feira, logo após a novela Passione, o último debate entre os candidatos ao governo antes da votação no próximo domingo. O diario.com.br fará ao vivo a cobertura pela internet.
Clique na tela abaixo para acompanhar o debate:
Nesta segunda-feira, no final da noite, começou a montagem do cenário para receber os candidatos.
Angela Amin (PP), Carmelito Smieguel (PMN), Ideli Salvatti (PT), Raimundo Colombo (DEM), Rogerio Novaes (PV) e Valmir Martins (PSOL) confirmaram presença. O dia será de preparação para todos os postulantes ao cargo de governador. O ritmo das agendas de compromissos foi diminuído para que eles possam focar no evento.
Angela, que fez um roteiro pelo Sul de Santa Catarina até esta segunda-feira e deveria chegar a Florianópolis nesta madrugada, reservou a terça para descansar e se concentrar no debate. De acordo com o marqueteiro da campanha da pepista, Mario Speranza, ela deve se reunir com assessores para discutir propostas e o contexto da eleição.
Ideli terá uma agenda mais atarefada. Durante a manhã se encontra com uma ONG e um grupo cultural, à tarde grava programas eleitorais e no final do dia se prepara para o debate em reunião com assessores de campanha.
— O debate é como uma prova de vestibular, não adianta só estudar em cima da hora. O candidato tem que acumular conhecimento ao longo da campanha e da vida política e com relação a isso a gente está tranquilo — afirma o marqueteiro da candidata, Chico Malfitani.
O candidato Carmelito participa de entrevista para uma rádio na manhã, em Itajaí, Litoral Norte. Depois disso, deverá fazer corpo a corpo na região. À tarde ele deve deixar Joinville, onde mora, e seguir para a Capital, quando passa a focar apenas no debate. Ele pretende repassar tudo que já foi discutido em outros debates.
Colombo passa o dia gravando. De acordo com o coordenador de sua campanha, Antonio Ceron, em dias de debate o candidato procura descansar e se reúne com assessores.
Novaes pretende passar o dia descansando. De manhã cumpre agenda e deve dar três entrevistas para veículos de comunicação. À tarde, a intenção é relaxar e relembrar os planos de governo. Para ele, esse debate é um dos mais importantes da campanha e, por isso, é preciso estar em plena forma e focado.
Valmir Martins, mesmo se recuperando de uma cirurgia no olho, confirmou presença. Ele deve passar boa parte de terça em companhia da família, descansando. Ao final do dia, irá repassar com assessores possíveis pontos a serem debatidos.
O critério de participação no debate é o de que o partido tenha representação no Congresso. Por isso, Amadeu da Luz (PCB) e Gilmar Salgado (PSTU) não estarão presentes.
Clique na imagem e veja como será o debate:
O mediador
Acostumado a debates, o apresentador Mário Motta diz que se prepara para interferir o menos possível na discussão entre os candidatos e para fazer com que as regras sejam cumpridas.
— Como os candidatos também sabem quais as regras, acredito que não terei grandes problemas.
Assim como os debatedores, ele também precisa seguir um protocolo. Não pode fazer nenhum tipo de comentário nem crítica e ou juízo de valor. O mediador também deve estar atento ao tempo que cada um tem disponível para falar:
— Preciso ser totalmente isento, apenas costumo dar um aviso a eles quando o tempo está acabando. Como é curto, espero que todos aproveitem bem cada momento.
Antes de o debate começar, Motta conversa um pouco com os participantes.
— O clima é sempre de muito respeito entre todos os candidatos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.