Notícias

Eleições  | 25/09/2010 03h30min

Segurança pública ganha promessas em debate no Oeste com candidatos ao governo

Discussão esquentou durante as perguntas entre os participantes

Darci Debona  |  darci.debona@diario.com.br

Compartilhar


A segurança pública foi um dos principais temas do debate promovido nesta sexta-feira pela Rádio Super Condá, em Chapecó. Cinco candidatos participaram das discussões: Angela Amin (PP), Gilmar Salgado (PSTU), Ideli Salvatti (PT), Raimundo Colombo (DEM) e Vilmar Martins (PSOL).

Angela Amin prometeu incorporar o abono ao salário dos policiais, fazer concurso público e promover a qualificação e melhoria das condições técnicas da polícia, além de criar em seu governo um Conselho Estadual de Segurança.

Gilmar Salgado argumentou que a violência é fruto da desigualdade social. E criticou a política do atual governo para o setor de segurança, que ele julga ter "criminalizado" o movimento dos policiais que pedia melhores salários.

Ideli Salvatti usou como principal bandeira em seu discurso a valorização salarial, além do aumento do efetivo e a criação de unidades de polícia pacificadora, a exemplo do que foi feito no Rio de Janeiro.

Raimundo Colombo defendeu a instalação da polícia comunitária, como ocorre no Japão e nos Estados Unidos, onde o policial convive com a população. Afirmou que o atual governo já lançou concurso para aumentar o efetivo.

Valmir Martins prometeu o reconhecimento da Associação dos Praças de Santa Catarina (Aprasc) como sindicato e anistiar os policiais expulsos da corporação em 2008, após a campanha salarial.

O debate esquentou durante as perguntas entre os candidatos. Gilmar Salgado foi incisivo ao se dirigir a Raimundo Colombo:

— Quando o senhor vai privatizar a Casan e a Celesc, como fez com a água em Lages?

Colombo garantiu que não vai privatizar as estatais. Prometeu investir em Educação e continuar a construção da Arena Condá.

Logo depois, Ideli Salvatti aproveitou para criticar o governo do Estado, que tinha R$ 1,3 milhão para construção de cisternas e investiu apenas R$ 17 mil. Disse que vai investir bastante no ensino técnico, federalizar o aeroporto de Chapecó e priorizar ferrovias e a duplicação da BR-282.

Para o Oeste, Angela Amin quer ampliar o Hospital Regional, recuperar as rodovias e investir em ferrovias e aeroportos. Neste sábado, haverá outro debate no Oeste, na Rádio Peperi.

Sirli Freitas / 

Debate reuniu candidatos na rádio Super Condá, em Chapecó
Foto:  Sirli Freitas


Comente esta matéria
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.