Notícias

 | 24/09/2010 21h42min

Lula minimiza críticas: "A imprensa é muito importante para democracia"

Presidente também defendeu a forma como foi conduzida a capitalização da Petrobras

Em comício de encerramento da campanha na noite desta sexta-feira, na Capital, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou para minimizar as críticas contra a imprensa que marcaram a última semana.

— A imprensa é muito importante para a democracia. Às vezes a gente fica zangado quando falam mal da gente. Quando falam bem o ego cresce. A gente precisa é ter humildade.

Lula havia criticado os meios de comunicação na quinta-feira durante cerimônia de inauguração no Tocantins e também em comício em São Paulo no último sábado.

O presidente participou de comício ao lado da candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, e do candidato do partido ao governo do Estado, Tarso Genro, no Largo Glênio Peres. Durante o discurso, o presidente justificou a escolha de Dilma para concorrer à sua sucessão na presidência.

— Depois de oito anos trabalhando juntos, vi o carinho com que Dilma cumpria cada tarefa. Quando escolhi Dilma, conhecia o passado dela. Nós não temos vergonha do nosso passado.

Lula exaltou ainda no discurso a forma como foi conduzida a capitalização da Petrobras. Na manhã desta sexta, antes de vir ao RS para a inauguração da planta de eteno verde da Braskem em Triunfoo presidente participou de cerimônia que oficializou o aumento da participação da União no capital da Petrobras de 40% para 48% na Bovespa.

— O petróleo agora é do povo brasileiro.

Em tom de brincadeira, o presidente revelou tristeza por participar de um dos últimos comícios ainda no cargo e por deixar de participar do processo eleitoral.

— É a primeira vez que não vai ter meu nome na cédula e na urna eletrônica desde 1989. Acho que vocês votaram em mim por exaustão.

Dilma destaca vínculo com RS

Dilma Rousseff destacou no comício a sua relação com o Rio Grande do Sul e mencionou o neto que nasceu no Estado.

— Tenho vínculo de sangue com o Rio Grande.

A candidata pediu votos para Tarso e afirmou que o Estado precisa "de um parceiro do governo federal" para acompanhar o crescimento do Brasil. Durante o discurso, Dilma falou da relação do candidato com o programa ProUni e aproveitou para homenagear Brizola, destacando sua contribuição para a educação no Estado e no país.

Dilma também manifestou satisfação com a capitalização da Petrobras. Os novos papéis da empresa começaram a ser negociados nesta sexta-feira em Nova York. A candidata também voltou a lembrar a proposta durante o governo Fernando Henrique Cardoso de mudança no nome da empresa de Petrobras para Petrobrax.

— Eles venderam as ações e conseguiram ganhar US$ 7 bilhões. Hoje o presidente Lula participou de um ato em que a Petrobras conseguiu US$ 70 bilhões. É um dia histórico. A nossa Petrobras, que chamavam de dinossaura, é a segunda maior empresa de petróleo do mundo.

Dilma também respondeu às críticas dos adversários sobre o suposto esquema de corrupção da Casa Civil.

— Ao ódio vamos responder com esperança e amor ao nosso povo — afirmou.

ZEROHORA.COM
Adriana Franciosi / 

Em tom de brincadeira, o presidente revelou tristeza por participar de um dos últimos comícios ainda no cargo e por deixar de participar do processo eleitoral
Foto:  Adriana Franciosi


Comente esta matéria
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.