Notícias

Eleições  | 21/09/2010 11h06min

Ideli Salvatti promete internet para todos os municípios catarinenses

Segundo a candidata do PT ao governo, que participou do chat, a Celesc já tem a rede de fibra ótica praticamente instalada em todo estado

Ideli Salvatti (PT) foi a segunda candidata ao governo do estado a participar do chat promovido pelo DConline, nesta terça-feira pela manhã. Por cerca de uma hora ela apresentou propostas e respondeu a questionamentos feitos por internautas.

A primeira pergunta foi sobre a Secretaria de Mudanças Climáticas, proposta pela candidata. Segundo Ideli, Santa Catarina vem sofrendo com sucessivas tragédias e, por isso, é preciso estar preparado, investimento no monitoramento e na prevenção.

— É preciso mobilizar a sociedade civil com uma boa articulação com as estruturas governamentais, ter recursos suficientes no orçamento do Estado para fazer frente às consequências que as mudanças no clima provocam no nosso estado. Não dá mais para ter apenas a política de na hora da tragédia ir bater na porta do governo federal — afirmou.

A petista também foi questionada sobre a possibilidade de construir um aeroporto em Blumenau. Para a candidata, como aeroporto é um investimento caro e demorado, é preciso que se tenha bons aeroportos regionais. De acordo com ela, o fato de não haver aeroporto no Médio e Alto Vale mostra a falta de planejamento.

Sobre as propostas para o turismo, Ideli destacou que o potencial catarinense é pouco explorado, a começar pelo turismo interno. A candidata acredita que a população catarinense tem renda para viajar pelo estado, o que não seria incentivado adequadamente. Com relação ao Mercosul, Ideli defende que a conclusão da BR 282, chegando à fronteira da Argentina, deve ajudar, mas destaca também ações como a estrada que liga a Serra gaúcha com a Serra catarinense.

Veja os bastidores do chat:


Com relação às políticas para os pequenos agricultores, a petista se comprometeu a comprar 50% da merenda escolar de produtores familiares, investir na construção de moradias, triplicar as escolas estaduais profissionalizantes e levar internet para a área rural.

A candidata destaca ser possível levar a internet para todas as cidades catarinenses porque a Celesc já tem a rede de fibra ótica praticamente instalada em todo o estado. De acordo com ela, falta apenas criar a Celesc Telecomunicações para poder operar esta rede e colocar internet banda larga em todos os municípios, o que poderia ser feito desde 2005.

Ideli também foi questionada sobre como será o combate a corrupção no seu governo. Segundo ela, será "sem trégua", investindo na transparência, com acesso integral de todas as informações sobre as ações de governo, gastos e receita, criando portais de transparência para cada secretaria. Outra proposta é ter conselhos acompanhando as principais políticas públicas.

A candidata também foi questionada sobre sua aproximação com figuras que combateu no passado, como José Sarney e Fernando Collor. Ideli afirmou que se elegeu para trazer benefícios para Santa Catarina, para ajudar o presidente Lula a governar e melhorar a vida das pessoas, e foi isso que diz ter feito.

Os três candidatados mais bem colocados nas pesquisas foram convidados para participar do chat. Angela Amin (PP) foi a primeira a participar e o candidato Raimundo Colombo (DEM) não aceitou o convite devido a falta de tempo na agenda.

DIARIO.COM.BR
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.