Notícias

Eleições  | 15/09/2010 23h03min

TSE diz que eleitor deve levar "cola" no dia da eleição

Dica ajuda a evitar esquecimento na hora de escolher os candidatos

CRISTIANO RIGO DALCIN  |  cristiano.dalcin@diario.com.br

Preocupado com as mudanças no processo de votação em relação às últimas  eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) incentiva os eleitores a levar uma "cola" para facilitar o voto no dia 3 de outubro.

De acordo com o secretário de tecnologia da informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, Renato de Ávila Pacheco, são duas as principais preocupações em relação ao processo de votação este ano.

_ De oito em oito anos, elegemos dois senadores. Em 2006, foi apenas um. Então, este ano, o voto será dirigido para seis cargos (deputado estadual, deputado federal, dois senadores, governador e presidente). Além disso, o eleitor terá que apresentar um documento de identidade e o título eleitoral _ explica.

A cola é indicada para facilitar a vida do eleitor na hora do voto. Serão, no mínimo, 21 toques nas teclas similares a de um telefone, caso o eleitor prefira votar nas legendas ao invés de candidatos para deputado estadual e federal. Se a opção for pelos candidatos, são 25 toques (19 para preencher todos os números e seis para confirmar cada escolha).

Baseado no histórico dos últimos anos, o TSE estima que o leitor deva gastar o tempo médio de um minuto e 30 segundos para votar. Em 2008, para votar em dois cargos, os eleitores gastaram em média 31 segundos. O tempo foi calculado a partir do momento que o eleitor se dirige até a urna até a confirmação do voto no segundo cargo.

A cola também tem objetivo de evitar a formação de filas nos locais de votação. Para isso, o TRE/SC restringiu a 400 o número de eleitores por seção, o que garante uma média de 45 eleitores por hora durante os 540 minutos (das 8h às 17h) do período de votação.
_ Isso sem calcular a abstenção e outras situações_ ressalta.

Além da cola, o TSE também oferece no site um simulador de votação virtual, onde o eleitor pode se exercitar. Em último caso, a seção eleitoral terá afixada a lista completa com os nomes e números do candidatos para consulta.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.