Notícias

Eleições  | 15/09/2010 15h02min

Angela Amin defende a qualificação do serviço público

A candidata do PP ao governo do estado participou do chat nesta quarta-feira

A candidata do PP ao governo do estado, Angela Amin, foi a primeira a participar do chat promovido pelo DConline. Por cerca de uma hora, ela respondeu questionamentos enviados por internautas.

Um dos participantes lembrou que há 30 anos não é construído um novo hospital em Florianópolis e perguntou como a pepista pretende lidar com o problema dos hospitais lotados. Angela disse que é necessário um novo pacto de gestão para melhor aproveitar a rede hospitalar já existente no estado. A candidata também propõe a construção de unidades de média e alta complexidade em todas as regiões, além de estabelecer parcerias com hospitais comunitários e religiosos.

Outro questionamento foi sobre o funcionamento das duas agências reguladoras existentes no estado - a Agesan (para fiscalizar o saneamento básico) e a Agesc (agência reguladora do estado), criadas no governo de Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Para a candidata, a Agesc é um "grande instrumento" para avaliar os serviços prestados pelo Estado e redirecionar as ações onde há ineficiência. Angela considera que as agências são um "grande instrumento de gestão que deve ser valorizado".

A estrutura das Secretarias de Desenvolvimento Regional também foi lembrada pelos internautas, que questionaram o posicionamento da candidata sobre o tema. Segundo Angela, as pesquisas existentes apontam a importância da descentralização. No entanto, a candidata frisa que este processo começou no governo Celso Ramos, através do Plameg.

— Os serviços precisam de eficiência e resultado, trabalhando sempre sobre o orçamento disponibilizado para cada região — afirmou.

A situação do transporte coletivo da Grande Florianópolis foi outro tema abordado pelos internautas. Para Angela, é necessário retomar a leu que criou as Regiões Metropolitanas para se ter uma nova visão do transporte de toda a região, priorizando o transporte público.

Sobre investimentos na região Oeste, a candidata disse que o Estado precisa garantir a logística necessária para o escoamento da produção, investindo não apenas em novas rodovias, mas na manutenção das atuais. Ela também destacou projetos para a qualificação de jovens, além de programas que valorizem o pequeno agricultor, como o troca-troca de sementes, banco da terra, reflorestamento para garantir renda.

Quanto a política salarial dos servidores públicos, Angela Amin disse que pretende valorizar todos os profissionais, rever o valor do vale alimentação e incorporar os abonos aos salários. Com relação os servidores da Educação, a candidata afirmou que irá pagar o piso salarial nacional e investir em atualização continuada, incentivando cursos como especialização e mestrado.

Questionada se irá concluir a restauração da Ponte Hercílio Luz, a candidata destacou que se trata de um patrimônio nacional. Por isso, é importante investir em sua recuperação e manutenção. Já com relação ao metrô de superfície, proposto pelo ex-governador Luiz Henrique, Angela afirmou que é preciso concluir os estudos de implantação.

Os três candidatos mais bem colocados nas pesquisas foram convidados para participar do chat. A assessoria de Raimundo Colombo (DEM) informou que ele não poderá participar devido aos compromissos de campanha. Já a candidata Ideli Salvatti (PT) ainda não confirmou a participação.

DIARIO.COM.BR
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.