Notícias

Eleições  | 13/09/2010 22h29min

"Precisamos extirpar o DEM da política brasileira", afirma Lula

Presidente participou de comício de Dilma Rousseff em Joinville

Em comício da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, na noite desta segunda-feira, em Joinville, Santa Catarina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que o partido de oposição DEM seja "extirpado" da política brasileira. Lula disse que o Democratas "alimenta ódio". As informações são do site G1.

— Eu não quero crer que esse povo extraordinário de Santa Catarina vá pensar em colocar no governo alguém de um partido que alimenta ódio, que entrou na Justiça para acabar com o ProUni, como o DEM entrou — declarou Lula.

De acordo com pesquisa mais recente do Ibope, o candidato do DEM ao governo catarinense, Raimundo Colombo, assumiu a liderança. Colombo tem o apoio do PSDB e do PMDB do ex-governador Luiz Henrique, apoiado por Lula em 2006 e que hoje disputa vaga no Senado.

— Quando Luiz Henrique foi eleito pensei que ele ia mudar, mas ele trouxe de volta o DEM, que nós precisamos extirpar da política brasileira — disse o presidente.

Em referência ao escândalo do mensalão, Lula disse ter sido alvo da "direita raivosa" que "levou Getúlio Vargas a dar um tiro no coração" e também impulsionou a ditadura militar no país.

— Essa mesma direita tentou fazer o mesmo comigo em 2005, e não fez. Porque eu tinha um ingrediente a mais, eu tinha vocês, e eles nunca tinham lidado com um presidente da República que tinha nascido no berço da classe operaria desse pais.

Usando um banco para se apoiar no palco devido a uma torção de tornzelo que a levou a usar bota ortopédica, Dilma associou seus adversários ao "passado".

— Queremos o futuro que apresenta para nós a possibilidade de esse pais acabar de vez com a miséria, de contnuar se transformando em uma das maiores nações do mundo [...], ou nós queremos a volta da paralisia, do desemprego e da desigualdade? — questionou.

Nos discursos, presidente e candidata não fizeram menção aos episódios de quebras de sigilo na Receita Federal e à denúncia de tráfico de influência na Casa Civil.

Rogerio da Silva / 

Dilma e Lula em comício em Joinville
Foto:  Rogerio da Silva


Comente esta matéria
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.