Notícias

Eleições  | 08/09/2010 14h39min

Jungmann propõe CPI na Câmara para investigar Receita

Para deputado, as apurações feitas até o momento não são "satisfatórias"

Depois do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) anunciar que está recolhendo assinaturas para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista da Receita Federal — com a participação de deputados e senadores —, o deputado Raul Jungmann (PPS-PE) informou nesta quarta-feira que também irá propor a formação de uma CPI na Câmara dos Deputados para investigar a quebra de sigilo fiscal de pessoas ligadas ao PSDB. Jungmann diz já ter começado a recolher as assinaturas.

– O Congresso está disperso agora por conta do recesso, mas vamos conseguir aprová-la, sem sombra de dúvidas. Vou começar a coleta de assinaturas. Essa é uma questão democrática, a proteção do sigilo dos dados tem base na Constituição – disse o parlamentar, por meio de sua assessoria.

Segundo Jungmann, a participação do Congresso Nacional nas investigações é importante porque, segundo ele, as apurações feitas até o momento não são "satisfatórias".

– A Receita Federal está escondendo dados e informações, mentindo. Como vamos fazer? Confiar isso à Polícia Federal (PF) do Executivo? Não. Isso não é mais um problema só de José Serra, mas um problema de milhões de brasileiros que recolhem impostos – completou.

Para o PSDB, a campanha de Dilma Rousseff, candidata à Presidência pelo PT, pode ter se valido de informações da Receita para atingir interesses políticos.

– Se realmente essa vontade existe, que o PT subscreva essa CPI para apurarmos da maneira mais ágil tudo o que está acontecendo na Receita – afirmou o deputado Carlos Sampaio, autor do pedido de CPI mista.

– Não existe instrumento mais ágil do que uma CPI – completou ele, que encaminhou cópia do requerimento para os presidentes dos partidos de oposição coletarem as assinaturas dos congressistas.

No entanto, o senador Alvaro Dias (PR), líder do PSDB no Senado, ressaltou que, com o Congresso esvaziado pelo recesso branco, seria muito difícil conseguir as assinaturas necessárias para instalar a comissão.

– O caso justifica uma CPI, mas o momento a inviabiliza. Será difícil conseguir as assinaturas e o governo a abafaria com facilidade.

Agência Estado
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.