Notícias

 | 03/09/2010 13h38min

Lula inaugura obra na UFSM e diz ter aberto o Planalto às universidades

Presidente segue da Região Central a Esteio, onde visitará a Expointer

Atualizada às 18h02min

Foi uma passagem breve, de pouco mais de duas horas, mas significativa para as mais de 3 mil pessoas que estiveram na Universidade Federal de Santa Maria na manhã desta sexta-feira.

Sob gritos e aplausos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva — acompanhado pelo ministro da Educação Fernando Haddad, e o ex-governador Olívio Dutra — participou da solenidade de inauguração de três novos campi da Universidade Federal de Santa Maria em uma visita relâmpago ao município do centro do Estado.

Participaram ainda o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB), o ex-reitor Clóvis Lima, o atual reitor, Felipe Müller, o vice-reitor Dalvan Reinert, entre outras autoridades. Ao discursar, Schirmer destacou as obras da BR-158, fez elogios a Lula e declarou que o convidado é "um dos melhores governos do país”. Dilma Rousseff também foi lembrada em gritos de “Dilma, Dilma”.

Lula foi o último a discursar. Aos aplausos, respondeu com um aceno sorridente. Para ele, seu governo facilitou a entrada de pessoas no Palácio do Planalto, e que antes só “entravam príncipes e princesas”. Ele disse ainda que foi o primeiro presidente a conversar com estudantes e reitores de universidades. O discurso do presidente foi encerrado às 13h03min.

Sem citar o nome da sua candidata a presidente, Dilma Rousseff (PT), Lula dedicou uma parte do discurso para falar das mulheres. O presidente disse que a mulher "não veio de passagem ao planeta e nem na universidade e na política".

— Elas vieram para ficar e comandar — acrescentou Lula.

Enquanto elogiava as mulheres, a plateia começou a gritar "Dilma, Dilma". Em resposta, Lula fez uma pausa e deu um sorriso.

Antes de deixar Santa Maria, o presidente conversou com moradores da Nova Santa Marta, bairro que recebeu a maior fatia de dinheiro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na cidade. O grupo foi agradecê-lo pelos recursos. O presidente não falou com a imprensa e seguiu para a Base Aérea de Santa Maria.

DIÁRIO DE SANTA MARIA

Comente esta matéria
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.