Notícias

Política  | 01/09/2010 09h26min

Em meio à campanha, deputados estaduais devem votar 30 propostas nesta quarta-feira

Expectativa é que, pelo menos, 30 dos 40 parlamentares apareçam para trabalhar

Mayara Rinaldi  |  mayara.rinaldi@diario.com.br

Envolvidos na campanha eleitoral, os deputados estaduais têm pauta de votação nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa. É um esforço concentrado que pretende votar 30 propostas – entre projetos de lei, projetos de lei complementar e medida provisória.

O presidente da AL, deputado Gelson Merísio (DEM), espera que, pelo menos, 30 dos 40 parlamentares apareçam para trabalhar.

Como não há previsão de outras sessões antes da eleição de outubro, o objetivo é votar os projetos considerados mais importantes. Mas, segundo Merísio, novas sessões serão convocadas se algo ficar pendente. 

— Todos os projetos que precisam ser votados serão. Não é o calendário eleitoral que vai impedir ou atrasar – garantiu o deputado.

A Assembleia cumpre uma programação especial, aprovada pelos deputados no início do ano por causa das eleições. Os parlamentares anteciparam algumas sessões para o primeiro semestre para deixar a agenda mais livre no período de campanha.

De acordo com o líder do governo na AL, deputado Elizeu Mattos (PMDB), há matérias importantes que serão votadas nesta quarta-feira, tanto de interesse do governo quanto do Judiciário estadual e Ministério Público. 

— Não serão dois dias de sessão que vão atrapalhar a campanha de quem disputa um cargo eletivo em 2010 — acredita o peemedebista.

Os líderes das bancadas de oposição também garantiram que haverá quórum nas sessões. Segundo o deputado Sílvio Dreveck (PP), todos os parlamentares assumiram um compromisso com o calendário especial e estão cientes da agenda.

Dreveck não chegou a fazer contato por telefone com os deputados pepistas, mas acredita que todos estarão presentes. Apesar de estarem sendo realizadas durante a campanha, Dreveck não acredita que as sessões possam atrapalhar quem vai concorrer nas eleições de outubro.

O líder petista Décio Góes afirmou que sua bancada deve comparecer. Além das sessões, segundo Góes, a bancada do PT tem marcado um almoço para avaliar os encaminhamentos da Assembleia e discutir outras questões políticas.

A agenda desta quarta-feira inclui duas sessões e reuniões das Comissões de Finanças e de Justiça. A maior parte dos projetos da pauta ainda precisa passar pela Comissão de Finanças.

Se aprovados, seguem para o plenário. Estão na pauta 22 projetos de lei, 6 projetos de lei complementar e uma medida provisória (confira a relação parcial no quadro ao lado e a íntegra das propostas na internet).

Confira os projetos na fila

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.