Notícias

Eleições  | 31/08/2010 16h56min

Tiririca faz deboche com democracia, critica ministro

Humorista é candidato a deputado federal em São Paulo

Atualizada às 16h56min

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, criticou na manhã desta terça-feira a postura do humorista Tiririca, que concorre a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Estado de São Paulo.

O PR aposta tanto no candidato que lhe deu um número de fácil memorização: 2222.

— Ali é um deboche com a democracia. Se pudesse conversar com ele, pediria que interrompesse esse processo, porque não tem graça — afirmou o ministro, após receber pela manhã o documentarista Francisco Pinto e o cineasta Fábio Porchat, presidente executivo da Academia Latino-americana de Arte e pai de humorista de mesmo nome.

Os dois apresentaram ao ministro manifesto contra a mordaça no humor. Para o ministro Juca Ferreira, a candidatura de Tiririca não presta um bom serviço à democracia.

— (Ele) conseguiu se afirmar nos meios de comunicação de massa, transpôs sua linguagem circense para dentro da televisão, mas acho que não está prestando um bom serviço à democracia. Ali não é humor, é outra coisa.

No horário eleitoral gratuito, Tiririca questiona o espectador: "O que é que faz um deputado federal?".

— Na realidade, eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto. Vote no Tiririca, pior do que tá não fica — completa.

Mordaça

Na semana passada, o ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou emissoras de rádio e televisão a fazer humor com candidatos que disputam as próximas eleições.

A decisão tem caráter liminar. No manifesto entregue ao ministro, os artistas defendem que "o eleitor possa decidir ele mesmo rir ou não com determinada piada e, principalmente, que possa decidir o que fazer com seu voto".

Agência Estado
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.