| 31/08/2010 03h07min
Vice de José Serra (PSDB) na corrida à Presidência, Indio da Costa (DEM) chega hoje ao Rio Grande do Sul para fazer campanha exclusivamente para a própria chapa. E para mais ninguém. Os colegas gaúchos do DEM já o orientaram: pedir votos para a governadora Yeda Crusius – mesmo que ela seja do mesmo partido de Serra – está fora de questão.
– Se for pedir (votos) para alguém, que peça para Fogaça (José Fogaça, o candidato do PMDB ao Piratini) – diz o presidente estadual do DEM, deputado federal Onyx Lorenzoni.
O próprio Onyx, no entanto, acredita que o vice de Serra evitará menção à eleição estadual. Para amanhã, está sendo articulada a participação de Indio em um evento que, originalmente, seria um ato de campanha de Yeda. Segundo interlocutores do candidato, a ideia é fazer um discurso breve – aproveitando que a maioria dos presentes será formada por eleitores de Serra.
A governadora, embora seja a estrela do evento, não deve receber de Indio, durante seu pronunciamento, qualquer tipo de apoio eleitoral. Dezenas de vereadores do PSDB, além da própria Yeda, são esperados no ato, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Quem pediu a presença de Indio foram líderes do PPS, partido de Berfran Rosado, candidato a vice da governadora.
– O que é preciso entender é que ele está em campanha para eleger o Serra. E para eleger a ele próprio. Se temos a oportunidade de prestigiar centenas de pessoas que votarão no Serra, por que não faríamos isso? – justifica o deputado federal do DEM Germano Bonow, coordenador do movimento suprapartidário de apoio a Serra.
A passagem de Indio pelo Estado começa ao meio-dia de hoje, quando desembarcará de jatinho em Rio Grande. Para debater sua campanha no RS, almoçará com o presidente estadual do PSDB, Claudio Diaz, e, às 14h, visitará o prefeito Fábio Branco (PMDB).
Segundo um coordenador da campanha, Indio vai criticar, durante a conversa com Branco, a demora do governo Lula para iniciar a duplicação da BR-392, que liga Rio Grande a Pelotas – município para o qual ele se deslocará por volta das 15h, após visitar o Porto de Rio Grande.
– Ele é filho de pelotenses. Será uma forma de valorizar o vínculo com a cidade – diz um dos organizadores da recepção em Pelotas, Matteo Chiarelli (DEM), candidato a deputado federal.
A primeira parada de Indio em Pelotas será no Instituto João Simões Lopes Neto, escritor do qual ele é descendente.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.