Notícias

Eleições  | 28/08/2010 13h04min

Marina diz que vazamento de dados sigilosos pode comprometer democracia

Candidata do PV participou de uma caminhada no Parque da Cidade, em Brasília

O vazamento de dados sigilosos de contribuintes da Receita Federal deve ser evitado para não tornar vulnerável o estado democrático de direito, defendeu neste sábado a candidata do PV à Presidência, Marina Silva, ao visitar o Parque da Cidade, em Brasília.

Ontem, a Receita Federal anunciou que o Ministério Público deverá receber, na próxima semana, "elementos de prova" que mostram que os acessos ilegais aos dados sigilosos da Receita Federal, de contribuintes que incluem políticos ligadas ao PSDB, teriam sido encomendados por "agentes intermediários externos mediante pagamento de propina".

Marina Silva participou de uma caminhada no Parque da Cidade, em Brasília, sob forte calor e baixa umidade relativa do ar. Cercada por militantes, ela destacou que o Ministério da Fazenda precisa assumir o controle e se responsabilizar para evitar fatos como os que ocorreram na agência da Receita Federal de Mauá, na grande São Paulo. Para a candidata, é importante que a sociedade possa controlar mais efetivamente as instituições públicas.

— Sou a favor do controle social para que as instituições públicas possam agir com transparência, com profissionalismo e evitar esse tipo de situação que leva à insegurança total. Inclusive em um momento político como esse — ressaltou.

Até o momento, duas servidoras, uma técnica do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e uma analista tributária da Receita estão sendo investigadas, inclusive pela Polícia Federal (PF).

AGÊNCIA BRASIL
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.