Notícias

Eleições  | 27/08/2010 10h59min

Candidatos ao governo do Estado apostam nos jingles para dar recado aos ouvintes

Segundo especialista, música ajuda a fixar a mensagem que eles querem passar

Mayara Rinaldi  |  mayara.rinaldi@diario.com.br

Você já se flagrou com uma música que não sai do pensamento? Essa é a função dos jingles, apostas dos candidatos ao governo para a propaganda no rádio. Os programas adaptam os conteúdos da TV ao ritmo radiofônico.

Para o doutor em comunicação e pesquisador de rádio, Clóvis Reis, a ideia de criar uma identidade entre as campanhas da TV e do rádio é interessante, porque ajuda a fixar a mensagem que o candidato deseja passar, mas alerta para as especificidades de cada veículo. 

— Na TV, você tem o apoio da imagem e no rádio não. Outra questão a ser levada em conta é que as pessoas ouvem rádio fazendo outras coisas, então as mensagens precisam ser muito claras – diz.

Reis destaca três recursos. Em primeiro, o jingle. Como o rádio é essencialmente musical, auxilia a fixar a “marca” da propaganda. Ele destaca, ainda, a dramatização, que apela para a imaginação e faz com que as pessoas se identifiquem com a cena narrada. O terceiro é o diálogo com o ouvinte, para aproximar a comunicação.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.