Eleições | 27/08/2010 10h59min
Você já se flagrou com uma música que não sai do pensamento? Essa é a função dos jingles, apostas dos candidatos ao governo para a propaganda no rádio. Os programas adaptam os conteúdos da TV ao ritmo radiofônico.
Para o doutor em comunicação e pesquisador de rádio, Clóvis Reis, a ideia de criar uma identidade entre as campanhas da TV e do rádio é interessante, porque ajuda a fixar a mensagem que o candidato deseja passar, mas alerta para as especificidades de cada veículo.
— Na TV, você tem o apoio da imagem e no rádio não. Outra questão a ser levada em conta é que as pessoas ouvem rádio fazendo outras coisas, então as mensagens precisam ser muito claras – diz.
Reis destaca três recursos. Em primeiro, o jingle. Como o rádio é essencialmente musical, auxilia a fixar a “marca” da propaganda. Ele destaca, ainda, a dramatização, que apela para a imaginação e faz com que as pessoas se identifiquem com a cena narrada. O terceiro é o diálogo com o ouvinte, para aproximar a comunicação.
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