Notícias

Política  | 26/08/2010 20h41min

Candidatos ao governo de SC apostam nos jingles publicitários para fixar mensagem nas rádios

As músicas que não saem do pensamento fazem parte das estratégias de campanha

Mayara Rinaldi  |  mayara.rinaldi@diario.com.br

Você já se flagrou com uma música que não sai de seu pensamento? Essa é a função dos famosos jingles publicitários e estes são grandes apostas dos candidatos ao governo para a propaganda eleitoral no rádio. Mantendo as mesmas estratégias das campanhas da TV, os programas adaptam os conteúdos ao estilo do veículo.

Para o doutor em comunicação e pesquisador de rádio Clóvis Reis, a ideia de criar uma identidade entre as campanhas da televisão e do rádio é interessante porque ajuda a fixar a mensagem que o candidato deseja passar, mas é preciso ter atenção às especificidades de cada veículo.

— Na TV você tem o apoio da imagem e no rádio não. Outra questão a ser levada em conta é que as pessoas ouvem rádio fazendo outras coisas, então as mensagens precisam ser muito claras — explica o professor universitário.

Recursos

Reis destaca três recursos que funcionam bem na hora de cativar o ouvinte. O jingle é o primeiro. De acordo com ele, como o rádio é um veículo essencialmente musical, o recurso auxilia a fixar a "marca" da propaganda.

O segundo recurso é a dramatização, apelando para a imaginação e fazendo com que as pessoas se identifiquem com a cena narrada. O terceiro é o diálogo com o ouvinte para fazer com que a comunicação seja o mais pessoal possível.

Na campanha de Angela Amin (PP), segundo o marqueteiro Mario Speranza, os programas do rádio trazem uma linguagem um pouco mais popular que os da televisão. Chico Malfitani, marqueteiro de Ideli Salvatti (PT), aposta no bate-papo e na música. Fábio Veiga, da equipe de Raimundo Colombo (DEM), também dá destaque ao formato de conversas.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.