Notícias

 | 19/08/2010 04h25min

Canoas testa urnas com leitor de impressões digitais

Eleitores estão sendo convocados para participar de pleito simulado sábado

Maior colégio eleitoral a utilizar o voto biométrico no Brasil nestas eleições, Canoas realiza no sábado um simulado de preparação para o pleito de 3 de outubro. A votação ocorrerá no mesmo horário de uma eleição, das 8h às 17h.

O voto biométrico consiste em um sistema que reconhece o eleitor a partir das impressões digitais. Apesar de o município ter 216,7 mil eleitores cadastrados, somente 30 mil cidadãos que votam em oito escolas de sete bairros distintos poderão fazer os testes (veja quadro nesta página). Quem originalmente não votar nesses locais será impedido de fazer o simulado. A Justiça Eleitoral garante que a quantidade é suficiente para a elaboração de estatísticas de tempo de voto e eventuais dificuldades dos eleitores com o sistema.

– Poderemos identificar alguma peculiaridade que facilita ou prejudica a leitura das digitais – ressaltou o coordenador das zonas eleitorais de Canoas, Renato Marinho.

No simulado e no dia da eleição, a rotina do cidadão será alterada somente na apresentação ao mesário. Depois da digitação do título no terminal do mesário, é selecionado o cadastro do eleitor e ele poderá registrar as impressões digitais na urna biométrica para uma comparação com o sistema. Após esse procedimento, o cidadão estará liberado para votar na urna eletrônica.

– Acreditamos que, talvez, no simulado e na primeira eleição, vai ser um pouco mais demorado por ser novidade – afirmou Marinho.

A votação se dará na mesma sequência de uma eleição normal: deputado estadual, deputado federal, senadores, governador e presidente. O eleitor não vai escolher candidatos, mas sim figuras geométricas, como retângulos e triângulos. Para convocar os canoenses, a Justiça Eleitoral distribuiu cartazes e panfletos nas comunidades onde serão realizados os testes. Até mesmo mesários foram convocados e treinados ontem.

Perguntas e respostas
O que é a identificação biométrica?
- Consiste em um sistema que reconhece o eleitor a partir das impressões digitais. É considerado o sistema mais seguro contra fraudes.
Quem utilizará esse sistema nestas eleições?
- 60 municípios brasileiros irão experimentar a novidade neste ano. Canoas é o único do Estado. Entre novembro de 2009 e março de 2010, 216.768 canoenses recadastraram seus títulos eleitorais, quando tiveram sua foto e digitais colhidas.
Por que é importante os eleitores participarem do simulado em Canoas?
- Para conhecer o sistema, auxiliar a Justiça Eleitoral a verificar o tempo do voto e identificar dificuldades.
Qual o futuro do novo sistema?
- O TSE calcula que, em oito anos, todos os municípios brasileiros terão urnas com leitores biométricos. Dependendo de como o sistema estiver funcionando, as eleições de 2018 poderão ser realizadas integralmente pelo novo sistema.
Veja os colégios que vão receber eleitores no sábado
- Só poderá participar do teste quem já vota nestes locais.
ESCOLA BAIRRO
Guilherme de Almeida Harmonia
Dr. Nelson Pain Terra Rio Branco
Estadual Guanabara Niterói
Municipal Irmão Pedro Estância Velha
Victor Hugo Ludwig Mathias Velho
Tereza Francescutti Mathias Velho
Margot Giacomazzi Jardim Atlântico
Erna Würth (Caic) Guajuviras

ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.