Eleições | 15/08/2010 15h36min
Acaba neste domingo o prazo para os eleitores fazerem o requerimento para o voto em trânsito no 1º turno das eleições presidenciais, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em Porto Alegre, eleitores enfrentraram o frio e formaram fila em frente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para requerer o registro. Em todo o país, os cartórios eleitorais funcionaram em esquema de plantão no sábado e no domingo, das 14h às 19h.
Durante o sábado, foram contabilizados 61.390 eleitores cadastrados para votar em trânsito no dia 3 de outubro. Para a votação em outra cidade, no 2º turno do pleito, que será realizado no dia 31 do mesmo mês, o Tribunal contabilizava, até a tarde de domingo, 58.209 registros.
O período para o registro do voto em trânsito começou no dia 15 de julho em todos os cartórios eleitorais do país. Para se cadastrar, além de estar com suas obrigações eleitorais em dia, o eleitor deveria portar título de eleitor e documento de identificação com foto e informar à Justiça Eleitoral em qual capital estará no dia da votação.
A partir do dia 5 de setembro, o eleitor habilitado a votar em trânsito poderá consultar no portal do TSE onde estará instalada a seção em que deverá votar.
Caso o eleitor não possa comparecer no dia do pleito à seção especial para votar em trânsito, ele deverá justificar sua ausência em qualquer Mesa Receptora de Justificativas, inclusive no seu próprio domicílio eleitoral de origem, menos na capital onde indicou que pretendia votar.
Quem votar em trânsito para o cargo de presidente da República não precisará justificar a ausência de voto para os demais cargos em disputa nas Eleições 2010.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.