Notícias

Eleições  | 13/08/2010 13h51min

Durante evento em Porto Alegre, Dilma critica modelo de pedágios de Serra

Candidata participou de evento pluripartidário com prefeitos do Interior

Atualizada às 20h10min

Por volta das 11h30min desta sexta-feira, com quase uma hora e meia de atraso, a candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), chegou à sede da Amrigs, em Porto Alegre, para um evento pluripartidário que reuniu cerca de 300 prefeitos, vices e vereadores do Interior do Estado que apoiam sua candidatura.

Durante o evento, Dilma falou por 45 minutos e criticou, indiretamente, o modelo de gestão de pedágios do seu oponente na corrida presidencial, o tucano José Serra.

A candidata afirmou que se o povo gaúcho "pensa que tem problemas com pedágio", não sabe como a questão é problemática no Estado de São Paulo, do qual Serra era governador. Dilma citou o exemplo de um trecho de 300 quilômetros, que liga a Capital à cidade de Ribeirão Preto, e que conta com 12 praças de pedágio, totalizando R$ 43,35 de tarifas somente no trajeto de ida. 

A presidenciável disse aos prefeitos que sua proposta é licitar pela menor tarifa, enquanto o "outro modelo" é por outorga (o valor da tarifa é maior e o dinheiro é aplicado em outras praças): 

— Quem defende este modelo, defende um imposto disfarçado e escondido dentro da tarifa do pedágio — criticou.

Dilma ainda alfinetou o candidato a vice-presidente na chapa de Serra, Índio da Costa (DEM):

— Pretendo ter na minha retaguarda um presidente em exercício competente e que possa assumir de fato as tarefas que precisa assumir — disse a candidata acrescentando que seu vice, Michel Temer (PMDB) tem "maturidade e capacidade" para assumir atribuições quando ela estiver fora.

O prefeito de Alegrete, Erasmo Silva (PMDB), falou em nome dos prefeitos do partido e prestou um apoio informal à candidata: 

— Eu ainda não estou autorizado a lhe dar apoio — afirmou, acrescentando que na próxima quarta-feira haverá uma reunião dos prefeitos da sigla que deve referendar a decisão de apoiar a candidatura da presidenciável no Estado.

ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.