Notícias

Política  | 13/08/2010 01h43min

Candidatos ao governo de Santa Catarina participam de debate na TV

Em programa de cinco blocos, foram apresentadas propostas para o Estado

Os candidatos ao governo de Santa Catarina Angela Amin (PP), Carmelito Smieguel (PMN), Ideli Salvatti (PT), Raimundo Colombo (DEM), Rogério Novaes (PV) e Valmir Martins (PSOL) participaram nesta quinta-feira de um debate na TVBV.

Em um programa dividido em cinco blocos, eles falaram sobre as propostas para o Estado. Confira os principais pontos debatidos a seguir.

Primeiro bloco

Os candidatos responderam sobre qual sua prioridade entre os problemas catarinenses. A saúde foi destacada por Angela, Carmelito, Colombo e Novaes. Angela citou ações que fez na prefeitura da Capital para a redução da mortalidade infantil e afirmou que irá trabalhar dessa forma pelo Estado. Colombo defendeu a instalação de policlínicas. Carmelito afirmou que os problemas de saúde não se resolvem por falta de vontade política. Novaes destacou que a saúde será tratada de forma regionalizada. Ideli e Martins enfatizaram questões da educação. A petista afirmou que irá investir em escolas profissionalizantes. Martins criticou o atual governo, dizendo que não respeita os professores, e defendeu o piso nacional para a classe.

Segundo bloco

Ideli questionou Colombo sobre a ação do DEM contra o Prouni e o Plano Nacional de Banda Larga. Ele disse que não sabia. Colombo perguntou para Rogério sobre tributos. Ele respondeu que o Estado explora a população. Rogério perguntou a Angela sobre infraestrutura. Angela disse que o planejamento dos transportes é importante e que Estado avançou pouco nessa área. Angela perguntou a Valmir sobre educação, que ele defendeu o aperfeiçoamento dos professores e plano de carreira. Ao ser perguntado sobre saúde por Valmir, Carmelito disse que resolveu problemas no Hospital São José, de Joinville. Questionada sobre saúde por Carmelito, Ideli falou em usar equipamentos móveis para atender a população.

Terceiro bloco

Cada candidato respondeu uma pergunta de representantes da sociedade civil. As questões foram definidas por sorteio. Colombo falou sobre saúde e reforçou sua proposta para a criação de policlínicas. Ideli respondeu sobre defensoria pública e dativa e enfatizou seu compromisso com a OAB para manter o sistema que funciona hoje. Carmelito destacou seu programa para a educação. Martins foi questionado sobre mobilidade urbana e afirmou que pretende investir em transporte público. Novaes, perguntado sobre a importância do Ministério Público, afirmou que o órgão será respeitado como tal. Angela se comprometeu a não aumentar impostos e disse que seu governo será marcado pela transparência nos investimentos.

Quarto bloco

Jornalistas perguntam para os candidatos. Ideli respondeu sobre transporte e citou o uso da bicicleta como meio de locomoção. Rogério questionou o transporte coletivo. Valmir foi perguntado sobre a descentralização e disse que secretarias regionais são cabides de emprego. Angela afirmou que investirá nos servidores. Colombo disse que vai investir em segurança.Valmir não acredita que alguém resolva o problema da segurança. Rogério respondeu sobre a conduta dos candidatos. Carmelito respondeu sobre tragédias em Santa Catarina e disse que municípios precisam de verba. Martins falou em projeto ambiental e que orçamento não segura catástrofe. Carmelito afirmou que Estado não interfere em questões federais.

Quinto bloco

Carmelito questionou Angela sobre o serviço público. A candidata afirmou que irá valorizar os servidores. Perguntado sobre êxodo rural por Angela, Novaes destacou seu projeto de infraestrutura para desenvolver as regiões e permitir o escoamento da produção. Novaes perguntou a Ideli sobre sustentabilidade. Ela destacou sua proposta de compensação de emissão de carbono durante a campanha e afirmou que esse é seu compromisso. Colombo foi perguntado sobre terceirização da merenda escolar e garantiu que seu foco é a qualidade do serviço. Carmelito respondeu a Colombo sobre como acelerar as obras de duplicação da BR-101. Martins falou sobre impostos e destacou a importância de uma reforma tributária.

DIÁRIO CATARINENSE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.