| 09/08/2010 10h47min
O superintendente da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), Ilmar Dalla Costa, falou na manhã desta segunda-feira sobre a farra do turismo denunciada por reportagem do Fantástico, da Rede Globo. Em entrevista a rádio CBN/Diário, ele denominou como lamentável o fato de um vereador catarinense (de Tubarão) estar envolvido.
Costa destaca que, felizmente, apenas um catarinense apareceu no escândalo. Segundo ele, a Uvesc não contrata as empresas que aparecem na reportagem por saberem que não são "sérias".
— A Uvesc não terceiriza esses eventos principalmente com empresas que já são velhas conhecidas, como temos colocado sempre por meio de nossa página, por meio de entrevistas, que não são sérias — salienta.
Costa explica que a instituição costuma promover cursos contratando palestrantes de outros estados, ou mesmo de Santa Catarina. Ao término, segundo ele, no primeiro dia útil são prestadas contas dos gastos. Além disso, com menos de 75% de comparecimento, o vereador não recebe o certificado:
— Instruímos os vereadores para que não participem desses eventos, pois o posicionamento da nossa entidade é mostrar à população a forma correta como são feitos.
Questionado sobre se acredita na participação de outros parlamentares catarinense no esquema, Costa informou que existe essa possibilidade.
Entenda o caso
Sob a alegação de que pretendem aprimorar o currículo, os vereadores promovem uma espécie de trenzinho da alegria que inclui familiares e assessores. No horário em que deveriam frequentar cursos de qualificação, elea aproveitam para fazer turismo.
Uma equipe da RBS TV acompanhou encontros em cinco Estados e comprou dois diplomas falsos: um em nome de um vereador falecido e outro em nome de um atacante da seleção paraguaia. A reportagem foi ao ar no domingo, no Fantástico.
O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) no Rio Grande do Sul, cumpre mandados de busca e apreensão de documentos em três cidades gaúchas, nas quais haveria vereadores envolvidos. O vereador catarinense que aparece na reportagem atua em Tubarão, Sul do Estado.
Em Porto de Galinhas, a 70 quilômetros da capital pernambucana, o vereador de Tubarão, Geraldo Pereira (PMDB), e a assessora da Câmara da cidade Cinara Guimarães Antunes foram flagrados em trajes de verão na beira da praia
Foto:
Reprodução Diego Redel
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.