Notícias

Eleições  | 06/08/2010 12h26min

Em Caracas, Lula tenta convencer Chávez a retomar diálogo com a Colômbia

Governo brasileiro interpretou como um sinal positivo o silêncio de Santos durante crise diplomática

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta sexta-feira em Caracas com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em uma tentativa de convencer o país a retomar o diálogo com a Colômbia. O objetivo é que os dois países possam atuar com o Brasil no controle da segurança na fronteira.

De Caracas, Lula viaja para Bogotá, onde acompanha a cerimônia de posse do novo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, além de reiterar o pedido para a abertura de um diálogo com a Venezuela. O governo brasileiro interpretou como um sinal positivo o silêncio de Santos durante a crise diplomática que resultou na ruptura de relações entre Colômbia e Venezuela.

Além do diálogo entre os países, o Brasil defende o monitoramento conjunto da fronteira entre Colômbia e Venezuela — de 2,1 mil quilômetros de extensão — para coibir a entrada e a saída de grupos armados que reiteradamente são o pivô de conflitos entre os dois países.

A visita de Lula à Venezuela marca o décimo encontro trimestral dos presidentes desde 2007 e o último antes das eleições legislativas na Venezuela e presidenciais no Brasil.

AGÊNCIA BRASIL
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.