Notícias

 | 03/08/2010 15h41min

TRE gaúcho barra candidatura da deputada Maria do Rosário, do PT

Advogada do partido disse que vai recorrer da decisão no TSE

Atualizada às 18h40min

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul barrou na tarde desta terça-feira a candidatura à deputada federal de Maria do Rosário, do PT. O motivo seria um problema com a quitação eleitoral da campanha da candidata à prefeitura de Porto Alegre, em 2008.

Segundo a advogada do Partidos dos Trabalhadores, Maritânia Dall'Agnol, um recurso será impetrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral para tentar reverter a decisão.

- Não se trata de uma condenação de abuso de poder. Restaram dívidas de 2008, dívidas de campanha, assumidas pelo PT no diretório municipal de Porto Alegre e o partido vem quitando essa dívida. Por conta dessas dívidas é que houve essa decisão - disse a advogada.

A dívida da campanha de Maria do Rosário à prefeitura com os fornecedores era no valor de R$ 898 mil. O PT municipal assumiu o pagamento dos valores, mas R$ 565 mil continuam em aberto.

Em nota divulgada em seu site, a candidata chamou a decisão do TRE, aprovada por seis votos a zero, de injusta e desproporcional. O TRE não concede registro de candidatura para quem não tem as contas de campanhas anteriores inteiramente quitadas.

Nas eleições deste ano, Maria do Rosário é a primeira atual deputada a ter o registro de candidatura indeferido pelo TRE. Ontem o Tribunal gaúcho indefeiru a candidatura de Reinaldo Nicola, do PDT, com base na lei da Ficha Limpa. Ele foi condenado por improbidade administrartiva quando era prefeito da cidade de Sarandi. Outras três candidauras já haviam sido negadas porque os candidatos tinham problemas nas prestações de contas.

ZEROHORA.COM E RÁDIO GAÚCHA

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.