Eleições | 03/08/2010 13h55min
Valmir Martins e Marcos Alves Soares, candidato a governador e vice-governador pelo PSOL, tiveram os registros das candidaturas rejeitados ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).
Na decisão, o TRE afirma que Martins entregou declaração de escolaridade digitalizada, o que não é aceito pela Justiça Eleitoral. Mas os impedimentos são maiores com o vice Soares.
De acordo com o tribunal, ele não possui filiação partidária e não se desligou de cargo público no tempo previsto para concorrer a eleição de 2010. A decisão diz que Soares havia se desfiliado do PSOL. Depois, pediu "a reversão do cancelamento", o que foi negado pela Justiça Eleitoral.
Como o registro dos dois candidatos é um só, as condições de inelegibilidade de um interferem na situação do outro.
O professor Valmir Martins afirmou que chegou a entregar documentos pedidos posteriormente pelo tribunal, portanto, achava que não teria mais nenhum problema com sua candidatura. Ele deve recorrer da decisão.
Julgamento
Na sessão de segunda-feira, os juízes julgaram 146 pedidos de registro de candidatura. A maioria foi confirmada, o que subiu para 363 candidatos confirmados até agora.
A candidata ao governo do Estado pelo PT, Ideli Salvatti, foi oficializada. O tribunal tem mais três sessões para concluir o julgamento de todos os pedidos de registro de candidaturas. Faltam 190 julgamentos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.