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Eleições  | 02/08/2010 18h44min

Dilma sugere abrir capital da Infraero e diz que vai priorizar modernização de aeroportos

Candidata também destacou necessidade de marco regulatório para parcerias público-privadas nos terminais

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse nesta segunda-feira que vai tratar da questão da modernização e expansão dos aeroportos brasileiros em seu primeiro dia de governo, caso seja eleita. Entre as propostas da candidata está a abertura de capital da Empresa Brasileira de Infrastrutura Aeroportuária (Infraero), com a manutenção do controle estatal na empresa.

- Há uma coisa muito importante que começou a ser feita no governo Lula. Acho que tem que mudar a governança da Infraero, abrindo o capital da Infraero. O BNDES foi encarregado de fazer isso. Eu acredito que não tem grandes dificuldades se a gente abrir o capital da Infraero, mantendo o controle na mão do Estado, da mesma forma que a Petrobras é - disse Dilma, durante visita ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Rio de Janeiro.

Segundo ela, é necessário ter um marco regulatório para se fazer parcerias público-privadas nos aeroportos brasileiros.

- Essa questão de fazer qualquer coisa sem um marco regulatório claro não leva muito longe. Estão aí as ferrovias que não me deixam mentir. Para qualquer coisa que se fizer com aeroporto, para qualquer parceria público-privada, haverá de ter um marco regulatório muito claro e definido - afirmou a candidata.

Dilma também defendeu a instalação de módulos provisórios para expandir a capacidade dos aeroportos brasileiros e disse que é necessário haver uma interiorização dos terminais, criando-se aeroportos regionais.

De acordo com a candidata, o governo do presidente Lula conseguiu avançar na modernização dos terminais aeroviários, mas os oito anos de governo não foram suficientes para resolver todos os problemas gerados, segundo ela, pela falta de investimentos de governos anteriores.

Em resposta ao candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, Dilma disse que não é necessário deixar de lado o projeto do trem-bala entre o Rio de Janeiro e São Paulo para se investir em linhas urbanas de metrô. Segundo ela, é possível investir nos dois tipos de transporte ao mesmo tempo.

AGÊNCIA BRASIL
 

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