Eleições | 29/07/2010 14h54min
Faltando menos de dez dias para o fim do prazo que a Justiça Eleitoral tem para analisar as candidaturas, concorrentes da região de Joinville enfrentam dificuldades para conseguir regularizar a inscrição e obter o registro.
Dos 46 postulantes a uma vaga na Assembleia ou na Câmara Federal, 27 ainda estão em débito com o Tribunal Regional Eleitoral. Na maioria dos casos, falta entregar cópias autenticadas de certidões criminais, comprovante de desincompatibilização do serviço público ou de escolaridade.
Confira a situação dos candidatos da região
Da região de Joinville, até esta quarta-feira, sete candidatos tiveram o registro de candidatura aprovado pela Justiça Eleitoral. Outros 12 apresentaram todos os certificados ao TRE, mas aguardam julgamento para saber se estarão aptos a disputa eleitoral.
Embora seja comum que alguns candidatos esqueçam documentos, segundo a chefe Patrícia Sarda, da seção de partidos políticos do TRE-SC, essa eleição está tendo o maior número de requisitos não atendidos.
— Nunca houve tanta dificuldade na entrega dos certificados, mas também é preciso levar em conta que aumentou a quantidade de certificados que cada um precisa apresentar por causa dos acréscimos da Lei Ficha Limpa — explica.
Certidão criminal é problema
A maior dificuldade dos candidatos da região de Joinville é apresentar as certidões criminais, que na prática informam se o concorrente responde ou não a um crime e em qual instância o caso está sendo julgado.
Há ainda problemas mais corriqueiros, como o caso de um candidato que não votou nas últimas eleições nem justificou a ausência. Outro esqueceu de entregar uma cópia do título de eleitor e a foto não está no padrão. Há ainda a dupla filiação.
— Imaginava que o PSTU comunicaria a desfiliação à Justiça Eleitoral. Só soube que não quando recebi a carta do TRE. E já encaminhei o documento — diz William Conceição (PSOL), que concorre à vaga na AL.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.