Notícias

Eleições  | 28/07/2010 20h18min

Contag faz manifestação indireta de apoio a Dilma

Manifestação indireta de apoio à candidata petista Dilma Rousseff aconteceu durante a marcha pela Esplanada dos Ministérios

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, defendeu hoje a continuidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em discurso feito na porta do Ministério da Educação. A manifestação indireta de apoio à candidata petista Dilma Rousseff aconteceu durante a marcha pela Esplanada dos Ministérios, promovida pela Contag dentro do 2º Festival Nacional da Juventude Rural.

Apenas nos primeiros sete meses de 2010, a entidade de trabalhadores rurais já recebeu cerca de R$ 2,5 milhões em recursos federais, provenientes de convênios com ministérios e órgãos públicos, segundo levantamento feito pela Assessoria de Orçamento da Liderança do Democratas no Senado.

Os convênios foram assinados com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e com a Secretaria de Políticas para Mulheres. Além disso, o 2º Festival Nacional da Juventude Rural tem patrocínio justamente de empresas do governo federal, como a Caixa Econômica Federal, Petrobras e Banco do Nordeste.

A Contag representa aproximadamente 20 milhões de trabalhadores rurais e deu apoio à candidatura de Lula nas eleições presidenciais de 2002 e 2006 Há cerca de duas semanas, Dilma se encontrou com os integrantes da Contag, recebendo um documento com as reivindicações da entidade para o campo. Na ocasião, ela afirmou ser aliada dos movimentos sociais e chegou a afirmar que seu adversário, o tucano José Serra, supostamente queria acabar com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O documento entregue a Dilma foi apresentado no encontro da Juventude Rural, que começou na segunda-feira. A chamada "Carta do 2º Festival Nacional da Juventude Rural" defende a adoção de propostas polêmicas como a que estabelece limites para a propriedade de terra e a que defende a revisão da norma de execução do Incra que impede a ocupação de lotes em assentamentos de agricultores que se tornarem servidores públicos.

Agência Estado
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.