Notícias

Eleições  | 29/07/2010 00h10min

TRE-SC irá oficializar tempo que cada candidato terá no horário gratuito eleitoral

Entre os concorrentes ao governo, Colombo é o que terá mais espaço para exibição

NATÁLIA VIANA  |  natalia.viana@diario.com.br

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) oficializa nesta quinta-feira o tempo que cada candidatura terá direito no horário eleitoral gratuito, que começa em 17 de agosto. Na reunião, que contará com a participação dos representantes das emissoras de rádio e TV, além das coligações e partidos, também será feito o sorteio da ordem de veiculação das propagandas.

Nos comitês, as campanhas de rádio e TV começam a tomar corpo. A mais adiantada é de Angela Amin (PP). Segundo o marqueteiro Mario Speranza, a equipe começou a colher imagens "há algum tempo" e tem bastante material gravado. Ele explica que, como a candidata tem a proposta de percorrer as 293 cidades do Estado, a estratégia vem sendo aproveitar o tempo livre para agilizar a produção dos programas.

Das três principais candidaturas ao governo, Angela é a que terá o menor tempo de programa eleitoral — cerca de 2 minutos e 17 segundos. Speranza concorda que não é o tempo ideal, mas que será suficiente para mostrar a candidata, a trajetória dela e as propostas.

— A campanha será muito direta, real e sem teatro. Vamos mostrar a Angela como ela é, sem maquiagem ou efeito especial — explica.

O marqueteiro só não detalha os planos para a gravação de depoimentos e convidados.

Mistério

O marqueteiro de Ideli Salvatti (PT), Chico Malfitani, também faz mistério e diz não poder dar detalhes sobre o que está sendo projetado para a campanha da petista. Mas dá algumas pistas ao revelar que os programas devem seguir a mesma linha do material gráfico de campanha, ou seja, colar a candidatura no governo Lula e na campanha de Dilma Rousseff (PT).

Segundo Malfitani, as gravações ainda não começaram e devem ser iniciadas na próxima semana. No momento a equipe ainda se dedica ao processo de criação. A coligação encabeçada pelo PT terá pouco mais de cinco minutos de propaganda eleitoral o que, para o marqueteiro, marcará um novo momento da campanha.

— A TV tem o poder de mostrar a realidade, a verdade e tentar inibir as mentiras — avalia.

Reuniões

Raimundo Colombo (DEM) também não entrou em estúdio para começar a gravar seus programas. O candidato diz que, no momento, sua prioridade é realizar as 36 reuniões regionais com lideranças e militantes. Colombo explica que ainda faltam 16 encontros, que devem ser finalizados até o dia 4 de agosto. Desta forma, a partir do dia 5, ele deve passar a se dedicar aos programas.

Colombo diz que as discussões sobre os programas de rádio e TV ainda são superficiais, mas que pediu para o marqueteiro Fábio Veiga que mantenha a mesma linha da campanha, intitulada "as pessoas em primeiro lugar".

Dentre os candidatos ao governo, Colombo terá o maior tempo, cerca de sete minutos.

— O contato pessoal é insubstituível, mas a campanha no rádio e na TV influencia muito — destaca o candidato.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.