Notícias

 | 27/07/2010 02h21min

Pesquisa Datafolha mostra que diminui reprovação a Yeda

Apesar de 36% classificarem governo como ruim ou péssimo, levantamento indica melhora na avaliação

Em plena campanha à reeleição, a governadora Yeda Crusius (PSDB) obteve melhora na avaliação do seu governo. De acordo com pesquisa Datafolha, o índice de reprovação (ruim/péssimo) diminuiu cinco pontos percentuais (de 41% para 36%) em relação à sondagem anterior, de março.

Pela primeira vez na série de levantamentos do Datafolha — iniciada em novembro de 2007 —, a parcela dos que classificam a gestão como regular ultrapassou o grupo dos que a consideram ruim ou péssima. A reprovação da tucana vem caindo desde maio do ano passado. Naquela época, chegava a 51% dos entrevistados. De lá para cá, a queda no índice é de 15 pontos percentuais.

A aprovação também registrou evolução: agora, 25% dos entrevistados qualificam o governo tucano como ótimo ou bom. Em março, o índice era de 22%.

O governo tucano igualmente demonstra melhor desempenho em relação à nota média oferecida pelos entrevistados. Numa escala de zero a 10, os eleitores classificam a gestão como 4,9. Em dezembro passado, a nota era de 3,9, a pior de toda a série histórica.

Por conta do baixo desempenho, Yeda tem ficado nas últimas posições de um ranking de 10 governadores avaliados pelo Datafolha.

Pela primeira vez, o instituto verificou a percepção da população da Capital sobre o governo do prefeito José Fortunati (PDT). No cargo há cerca de quatro meses, o pedetista recebeu nota 5,4. Em dezembro passado, o então prefeito José Fogaça (PMDB) e atual candidato a governador registrou nota 5,9.

O governo Fortunati foi avaliado como regular por 40% dos entrevistados. Outros 26% consideram a administração ótima ou boa, e 12% a classificam como ruim ou péssima. Divulgada no sábado pelo Datafolha, a nota média nacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é 8.

ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.