Notícias

Eleições  | 26/07/2010 20h30min

José Serra e Marina Silva participam de eventos em São Paulo

Dilma não cumpriu agenda pública nesta segunda-feira

Os candidatos José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) participaram de eventos em São Paulo, Capital, nesta segunda-feira. Dilma Rousseff não cumpriu agenda pública. José Serra compareceu a uma reunião almoço com empresários do Lide, Grupo de Líderes Empresariais de São Paulo. Marina participou de sabatina ao vivo no portal Terra à tarde.

Confira alguns dos principais pontos destacados pelos candidatos:

Marina Silva

Cesare Battisti: A candidata do PV à sucessão presidencial, Marina Silva, disse hoje, em entrevista ao portal Terra, que é favorável à manutenção do ex-ativista italiano Cesare Battisti no Brasil. Na avaliação da presidenciável, é importante que o País mantenha a tradição de oferecer abrigo a refugiados políticos.

— O Brasil tem tradição de dar abrigo, já deu até para ditadores. Por que seria diferente em dar abrigo a ele (Battisti) — questionou.

A presidenciável disse que a sua posição não coloca em dúvida as instituições italianas, que pedem a extradição do ex-ativista. Para a candidata, é importante que a política externa brasileira mantenha suas tradições e princípios.

Ditadura: Marina condenou o rótulo de "terrorista" dado à ex-ministra Dilma Rousseff, que na juventude participou de grupo político que lutou contra o regime militar.

— Acho que ela lutou pela democracia, não acho correto ficar chamando ela de terrorista — afirmou.

Marina disse ser contra o julgamento de militares que praticaram de tortura durante o regime militar, porque a "anistia foi para todos". Ela, no entanto, é favorável à criação da Comissão da Verdade no Congresso Nacional para apurar os crimes políticos ocorridos na época.

Segundo Turno: Perguntada por internautas sobre qual candidato apoiará no segundo turno, caso não continue no pleito, Marina disse que o assunto só será tratado no futuro. Marina afirmou que hoje não se sente mais próxima nem de Dilma, nem de Serra porque seus adversários têm um perfil gerencial e desenvolvimentista.

— Os dois são muito parecidos, são muito eu, eu, eu, eu — ironizou.

José Serra

Industrialização: O candidato à Presidência da República do PSDB, José Serra, disse que o próximo presidente do país terá o dever de estabelecer um novo modelo de desenvolvimento do Brasil para os próximos dez anos. Afirmou também que, caso eleito, seu governo investirá na industrialização para que o país não se torne um simples exportador de matérias-primas.

Segundo Serra, um processo de desindustrialização está em curso no Brasil desde a década de 80. Caso esse processo seja mantido, o Brasil não terá condições de criar os 20 milhões de empregos que precisa para os próximos anos.

Gestão Econômica: José Serra criticou a atual condução da economia brasileira. De acordo com o tucano, a equipe econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não atua de forma integrada.

— Temos de ter uma equipe econômica integrada, e não uma que atire em três direções contraditórias entre si. Uma que arrecada muito, outra que aumenta juros e outra que gasta feito louca — afirmou o candidato, durante almoço e debate promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em São Paulo.

MST: Serra afirmou que, caso sua adversária Dilma Rousseff (PT) seja eleita, a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vai se intensificar. Em palestra a cerca de 400 empresários do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em São Paulo, Serra lembrou que Dilma conta com o apoio do líder do MST, João Pedro Stédile, nessas eleições.

Política Externa: Serra criticou duramente a política externa do governo Lula, dizendo que as relações exteriores estiveram voltadas para a política e não para os negócios. O candidato condenou veementemente o apoio a países não democráticos, como a Guiné Equatorial, Cuba e Irã.

AGÊNCIA BRASIL E AGÊNCIA ESTADO
Montagem com fotos de Cacalos Garrastazu e Antônio Cruz / 

José Serra e Marina Silva participaram de eventos em São Paulo
Foto:  Montagem com fotos de Cacalos Garrastazu e Antônio Cruz


Comente esta matéria
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.