Notícias

 | 26/07/2010 20h09min

TRE julga pedido de impugnação da candidatura de João Pizzolatti

Deputado de Blumenau foi enquadrado pelo MPE na Lei da Ficha Limpa

Deve ser decidido nesta terça-feira o futuro da candidatura à reeleição do deputado federal João Pizzolatti (PP). O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) começou a avaliar nesta segunda o pedido do Ministério Público Eleitoral que pretende impedir o progressista de disputar vaga na Câmara por se enquadrar na Lei da Ficha Limpa. Este é o primeiro caso do tipo que o TRE analisa este ano.

A votação foi paralisada quando estava em 3 a 2 pela impugnação da candidatura. O desembargador Sérgio Torres Paladino formulou pedido de vista, transferindo a decisão. Se o voto de Paladino for contrário a Pizzolatti, o deputado terá de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para rentar reverter o quadro.

O MPE entende que Pizzolatti se enquadra na Lei da Ficha Limpa porque tem uma condenação em segunda instância no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ). A condenação, de 2007, está relacionada a um contrato feito entre uma empresa da qual Pizzolatti era sócio com a prefeitura de Pomerode. A Constituição proíbe empresas de parlamentares de contratar com o poder público.

Pizzolatti alega que era apenas sócio e não possuía função executiva no negócio. Portanto, não teria participação ativa no episódio considerado irregular.

JORNAL DE SANTA CATARINA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.