Notícias

Eleições  | 22/07/2010 16h41min

Serra visita Porto Alegre e se diz contrário ao controle da mídia

No Centro, presidenciável encontrou-se com a candidata tucana ao governo do Estado

O candidato à Presidência da República pela coligação O Brasil Pode Mais, José Serra (PSDB), visitou Porto Alegre na tarde desta quinta-feira. Na ocasião, Serra defendeu a preservação da liberdade de imprensa e criticou os favoráveis ao controle da mídia. Segundo ele, a defesa pela imprensa livre é uma posição permanente na trajetória política que constrói:

— Minha posição de ontem, hoje e amanhã é a liberdade total de imprensa. O que não significa que você está sempre de acordo com tudo. Mas a imprensa é fundamentalmente livre — afirmou, em entrevista coletiva concedida durante caminhada, no centro da Capital.

Por volta das 14h, o presidenciável encontrou-se rapidamente com a candidata tucana ao governo do Estado, Yeda Crusius, no Centro da Capital. Uma caminhada com a participação dos dois estava prevista para acontecer, mas foi cancelada, pois a governadora estava em horário de expediente.

Durante a tarde, o candidato concedeu entrevistas para rádios gaúchas, caminhou pela Rua da Praia, Praça da Alfândega e foi até a Esquina Democrática. Serra estava acompanhado de alguns deputados de seu partido. Apesar de torcer pelo Palmeiras, o candidato posou para fotos com mantas da dupla Gre-Nal.

Sem citar o nome da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, Serra criticou a proposta da adversária no que se refere à imprensa. Segundo ele, há a intenção de impedir a liberdade de imprensa. De acordo com o candidato, o PT aprovou um programa de governo, que conta com o apoio de Dilma, que tenta "coagir" a mídia.

Serra evitou assumir campanha de Yeda

Serra evitou assumir a campanha da candidata do PSDB ao governo estadual, Yeda Crusius, e também do candidato pelo PMDB, José Fogaça e elogiou os dois candidatos ao governo gaúcho. No estado, o PMDB declarou-se neutro e está sendo cortejado tanto por Serra como pela candidata do PT Dilma Rousseff.

— Gosto dos dois [Yeda Crusius e José Fogaça] — declarou Serra ao ser perguntado sobre qual dos candidatos era seu favorito. Depois de repetir a frase, o presidenciável elogiou a ambos:

— A Yeda é do meu partido. Como governadora fez a recuperação financeira do Rio Grande do Sul. Ela recuperou a capacidade de investimentos, pegou um estado arrebentado do ponto de vista financeiro, não por causa do governo anterior [PMDB], mas por causa das circunstâncias. Ela é uma boa candidata.

Em seguida, o candidato à Presidência pelo PSDB elogiou o candidato do PMDB:

— O Fogaça é um bom candidato. Ele tem experiência. É meu amigo. É um homem público de qualidade. Foi um grande prefeito de Porto Alegre. Gosto dos dois.

Serra também elogiou o Rio Grande do Sul e disse que o Estado é uma plataforma de desenvolvimento econômico para o país.

— O Rio Grande do Sul tem um potencial enorme na agricultura, mas precisa ter mais investimentos federais.

ZEROHORA.COM, COM AGÊNCIAS
Adriana Franciosi / 

Cercado de apoiadores, Serra fez campanha no Centro de Porto Alegre
Foto:  Adriana Franciosi


Comente esta matéria
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.